O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102219
Resumo: A Psicologia Histórico-Cultural af irma a tese da experiência social como base da formação humana e aponta a unidade afetivo-cognitivo como mediadora nas relações do sujeito com o conhecimento no desenvolvimento das funções psicológicas. Esta pesquisa teve por objetivo expl icitar a constituição dos processos afetivos a partir da relação que o sujeito mantém com as objetivações humanas – signos e instrumentos. Trata-se de um estudo teór ico-bibliográf ico que pesquisou as raízes f ilosóf icas do pensamento vigotskiano sobre as vivências afetivas – Espinosa (século XVII) e Marx (século XIX). No conjunto de proposições dos autores da Escola de Vigotski, buscou elementos que conf irmassem a historicidade do afetivo e desvelassem alguns equívocos que permanecem dif icultando a solução dos problemas enf rentados pelas crianças no contexto escolar. Diante da constatação da matriz cartesiana que mantém o pensamento organicista e subjetivista, tanto na ciência psicológica quanto na Educação – separando as emoções das demais funções no conjunto da consciência humana, destacando seu caráter natural e a-histór ico e tratando-as como um impedit ivo nos processos de ensino e de aprendizagem escolar – o estudo apontou para a importância de se (re) pensar as relações que o sujeito estabelece com o entorno, o papel do conhecimento e das condições concretas de vida e de educação que produzem os processos afetivos, destacando a atividade como categoria fundamental na constituição das necessidades e motivos, bem como na formação de desejos e na objetivação desses, potencializando a aprendizagem e movendo o desenvolvimento. As análises conf irmaram a hipótese de que a constituição do afetivo resulta da histór ia de apropr iação e objetivação de signos e instrumentos de cada sujeito e que pensamento...
id UNSP_9acf9b6d58ac05a7ba19482bc02121f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102219
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolarEducação de criançasPsicologia infantilCognição (Psicologia infantil)Unidade afetivo-cognitivoPsicologia histórico-culturalHistorical-cultural psychologySchool educationPsychic developmentAffective-cognition unitA Psicologia Histórico-Cultural af irma a tese da experiência social como base da formação humana e aponta a unidade afetivo-cognitivo como mediadora nas relações do sujeito com o conhecimento no desenvolvimento das funções psicológicas. Esta pesquisa teve por objetivo expl icitar a constituição dos processos afetivos a partir da relação que o sujeito mantém com as objetivações humanas – signos e instrumentos. Trata-se de um estudo teór ico-bibliográf ico que pesquisou as raízes f ilosóf icas do pensamento vigotskiano sobre as vivências afetivas – Espinosa (século XVII) e Marx (século XIX). No conjunto de proposições dos autores da Escola de Vigotski, buscou elementos que conf irmassem a historicidade do afetivo e desvelassem alguns equívocos que permanecem dif icultando a solução dos problemas enf rentados pelas crianças no contexto escolar. Diante da constatação da matriz cartesiana que mantém o pensamento organicista e subjetivista, tanto na ciência psicológica quanto na Educação – separando as emoções das demais funções no conjunto da consciência humana, destacando seu caráter natural e a-histór ico e tratando-as como um impedit ivo nos processos de ensino e de aprendizagem escolar – o estudo apontou para a importância de se (re) pensar as relações que o sujeito estabelece com o entorno, o papel do conhecimento e das condições concretas de vida e de educação que produzem os processos afetivos, destacando a atividade como categoria fundamental na constituição das necessidades e motivos, bem como na formação de desejos e na objetivação desses, potencializando a aprendizagem e movendo o desenvolvimento. As análises conf irmaram a hipótese de que a constituição do afetivo resulta da histór ia de apropr iação e objetivação de signos e instrumentos de cada sujeito e que pensamento...Historical-Cultural Psychology af firms the thesis of the social exper ience as the basis to human development and points the affective-cognitive unit as mediating the relat ions of human beings with knowledge in the development of the psychological functions. This research had for goal to explain the constitution of the affective processes f rom the relation between human being and human product ions – such as signs and inst ruments. It is a theoretic-bibliographic study that searched for the phi losophical roots of Vigotski´s thought about the af fective experiences – Espinosa (17th century) and Marx (19th century). In the set of proposals of the authors of the School of Vigotski, it searched elements that conf irmed the historic or igin of the affectivity and overcome some mistakes that still make diff icult the solution of problems faced by the children in school context. In face of cartesian matrix that keeps the organicist and subjectivist thought in psychological science an well as in Education – separat ing emotions f rom other functions in the set of human conscience, detaching their natural and non–histor ical character and treating them as an impedit ive in education processes – this study pointed the importance of thinking over the relat ions that humans establish with the environment, the roll of knowledge and the real condit ions of life and education that produce the affective processes, detaching the activity as an essential category in the constitution of necessities and reasons, as well as in the const itution of desires and its expressions, increasing the learning possibilities and moving the development ahead. The analyses has confirmed the hypothesis of the affective constitution as result of each human being’s history of appropriat ion and expression of signs and instruments and also that thoughts and feelings are psychological processes developed... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Suely Amaral [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2008-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis170 f.application/pdfGOMES, Cláudia Aparecida Valderramas. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. 2008. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102219000581970gomes_cav_dr_mar.pdf33004110040P503777622067246140000-0002-1864-1178Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:10:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102219Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:10:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
title O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
spellingShingle O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]
Educação de crianças
Psicologia infantil
Cognição (Psicologia infantil)
Unidade afetivo-cognitivo
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
School education
Psychic development
Affective-cognition unit
title_short O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
title_full O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
title_fullStr O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
title_full_unstemmed O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
title_sort O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar
author Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]
author_facet Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Suely Amaral [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Psicologia infantil
Cognição (Psicologia infantil)
Unidade afetivo-cognitivo
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
School education
Psychic development
Affective-cognition unit
topic Educação de crianças
Psicologia infantil
Cognição (Psicologia infantil)
Unidade afetivo-cognitivo
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
School education
Psychic development
Affective-cognition unit
description A Psicologia Histórico-Cultural af irma a tese da experiência social como base da formação humana e aponta a unidade afetivo-cognitivo como mediadora nas relações do sujeito com o conhecimento no desenvolvimento das funções psicológicas. Esta pesquisa teve por objetivo expl icitar a constituição dos processos afetivos a partir da relação que o sujeito mantém com as objetivações humanas – signos e instrumentos. Trata-se de um estudo teór ico-bibliográf ico que pesquisou as raízes f ilosóf icas do pensamento vigotskiano sobre as vivências afetivas – Espinosa (século XVII) e Marx (século XIX). No conjunto de proposições dos autores da Escola de Vigotski, buscou elementos que conf irmassem a historicidade do afetivo e desvelassem alguns equívocos que permanecem dif icultando a solução dos problemas enf rentados pelas crianças no contexto escolar. Diante da constatação da matriz cartesiana que mantém o pensamento organicista e subjetivista, tanto na ciência psicológica quanto na Educação – separando as emoções das demais funções no conjunto da consciência humana, destacando seu caráter natural e a-histór ico e tratando-as como um impedit ivo nos processos de ensino e de aprendizagem escolar – o estudo apontou para a importância de se (re) pensar as relações que o sujeito estabelece com o entorno, o papel do conhecimento e das condições concretas de vida e de educação que produzem os processos afetivos, destacando a atividade como categoria fundamental na constituição das necessidades e motivos, bem como na formação de desejos e na objetivação desses, potencializando a aprendizagem e movendo o desenvolvimento. As análises conf irmaram a hipótese de que a constituição do afetivo resulta da histór ia de apropr iação e objetivação de signos e instrumentos de cada sujeito e que pensamento...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. 2008. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102219
000581970
gomes_cav_dr_mar.pdf
33004110040P5
0377762206724614
0000-0002-1864-1178
identifier_str_mv GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas. O afetivo para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar. 2008. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000581970
gomes_cav_dr_mar.pdf
33004110040P5
0377762206724614
0000-0002-1864-1178
url http://hdl.handle.net/11449/102219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046459232223232