Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155 |
Resumo: | Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo. Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias. |
id |
UFMG-5_b1119330d3623a424c05a2d92b290d8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21155 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissionalAvaliaçãoIntervenção na educação básicaEducação Física.Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo. Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17056https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17057Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wagner dosMacedo, Lyvia RostoldoMatos, Juliana CassaniMello, André SilvaSchneider, Omar2023-05-29T15:53:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21155Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:33Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
title |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
spellingShingle |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional Santos, Wagner dos Avaliação Intervenção na educação básica Educação Física. |
title_short |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
title_full |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
title_fullStr |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
title_full_unstemmed |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
title_sort |
Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional |
author |
Santos, Wagner dos |
author_facet |
Santos, Wagner dos Macedo, Lyvia Rostoldo Matos, Juliana Cassani Mello, André Silva Schneider, Omar |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Lyvia Rostoldo Matos, Juliana Cassani Mello, André Silva Schneider, Omar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wagner dos Macedo, Lyvia Rostoldo Matos, Juliana Cassani Mello, André Silva Schneider, Omar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Intervenção na educação básica Educação Física. |
topic |
Avaliação Intervenção na educação básica Educação Física. |
description |
Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo. Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17056 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121299472384 |