Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wagner dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Macedo, Lyvia Rostoldo, Matos, Juliana Cassani, Mello, André Silva, Schneider, Omar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155
Resumo: Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo.  Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.
id UFMG-5_b1119330d3623a424c05a2d92b290d8c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21155
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissionalAvaliaçãoIntervenção na educação básicaEducação Física.Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo.  Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17056https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17057Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Wagner dosMacedo, Lyvia RostoldoMatos, Juliana CassaniMello, André SilvaSchneider, Omar2023-05-29T15:53:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21155Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:33Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
title Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
spellingShingle Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
Santos, Wagner dos
Avaliação
Intervenção na educação básica
Educação Física.
title_short Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
title_full Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
title_fullStr Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
title_full_unstemmed Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
title_sort Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional
author Santos, Wagner dos
author_facet Santos, Wagner dos
Macedo, Lyvia Rostoldo
Matos, Juliana Cassani
Mello, André Silva
Schneider, Omar
author_role author
author2 Macedo, Lyvia Rostoldo
Matos, Juliana Cassani
Mello, André Silva
Schneider, Omar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wagner dos
Macedo, Lyvia Rostoldo
Matos, Juliana Cassani
Mello, André Silva
Schneider, Omar
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Intervenção na educação básica
Educação Física.
topic Avaliação
Intervenção na educação básica
Educação Física.
description Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo.  Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17056
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155/17057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121299472384