O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eveline Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Luberiaga, Élida, Branco, José Leôncio Castelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319
Resumo: O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.
id UFMG-5_b43d6b009d0194c87d73fcbd89631f5e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21319
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?transformismo algébricoálgebra elementardiscurso matemáticoO método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319/17271Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Eveline VieiraLuberiaga, ÉlidaBranco, José Leôncio Castelo2023-05-30T14:23:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21319Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:32Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
title O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
spellingShingle O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
Costa, Eveline Vieira
transformismo algébrico
álgebra elementar
discurso matemático
title_short O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
title_full O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
title_fullStr O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
title_full_unstemmed O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
title_sort O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
author Costa, Eveline Vieira
author_facet Costa, Eveline Vieira
Luberiaga, Élida
Branco, José Leôncio Castelo
author_role author
author2 Luberiaga, Élida
Branco, José Leôncio Castelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eveline Vieira
Luberiaga, Élida
Branco, José Leôncio Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv transformismo algébrico
álgebra elementar
discurso matemático
topic transformismo algébrico
álgebra elementar
discurso matemático
description O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319/17271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121891917824