O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319 |
Resumo: | O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados. |
id |
UFMG-5_b43d6b009d0194c87d73fcbd89631f5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21319 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?transformismo algébricoálgebra elementardiscurso matemáticoO método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319/17271Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Eveline VieiraLuberiaga, ÉlidaBranco, José Leôncio Castelo2023-05-30T14:23:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21319Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:32Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
title |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
spellingShingle |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? Costa, Eveline Vieira transformismo algébrico álgebra elementar discurso matemático |
title_short |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
title_full |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
title_fullStr |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
title_full_unstemmed |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
title_sort |
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária? |
author |
Costa, Eveline Vieira |
author_facet |
Costa, Eveline Vieira Luberiaga, Élida Branco, José Leôncio Castelo |
author_role |
author |
author2 |
Luberiaga, Élida Branco, José Leôncio Castelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Eveline Vieira Luberiaga, Élida Branco, José Leôncio Castelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transformismo algébrico álgebra elementar discurso matemático |
topic |
transformismo algébrico álgebra elementar discurso matemático |
description |
O método de resolução de equações geralmente utiliza o transformismo algébrico, preferencialmente usado a fim de explicar procedimentos necessários à resolução de equações simples do primeiro grau. No entanto, segundo Kieran, o método intuitivo da substituição de letras por números é importante para a compreensão baseada em operações inversas equivalentes nos dois membros. Este trabalho tenta mostrar que o discurso que acompanha o primeiro método é possível de ser considerado totalmente elaborado, mesmo que apenas em equações simples com uma incógnita em um dos membros. Também mostra que é preciso ir além do mero uso de métodos intuitivos para que os alunos possam se apropriar de equações mais robustas. Nele fazemos uma explanação passando pela psicologia; a lingüística e os aspectos concernentes à álgebra, a fim de consubstanciar nossos resultados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21319/17271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121891917824 |