Dialogando com o saber matemático em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eveline Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438
Resumo: Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.
id UNESP-7_848d994c1f298af30c066d10cf14f05a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4438
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Dialogando com o saber matemático em sala de aulaPalavras chaveensinodialogismomatemáticaálgebraDesde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesAnálise de Videografiaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 124-144Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 124-144Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 124-1441981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438/4830Costa, Eveline Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4438Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando com o saber matemático em sala de aula
title Dialogando com o saber matemático em sala de aula
spellingShingle Dialogando com o saber matemático em sala de aula
Costa, Eveline Vieira
Palavras chave
ensino
dialogismo
matemática
álgebra
title_short Dialogando com o saber matemático em sala de aula
title_full Dialogando com o saber matemático em sala de aula
title_fullStr Dialogando com o saber matemático em sala de aula
title_full_unstemmed Dialogando com o saber matemático em sala de aula
title_sort Dialogando com o saber matemático em sala de aula
author Costa, Eveline Vieira
author_facet Costa, Eveline Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eveline Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chave
ensino
dialogismo
matemática
álgebra
topic Palavras chave
ensino
dialogismo
matemática
álgebra
description Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Análise de Videografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438/4830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 124-144
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 124-144
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 124-144
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811417178112