A formação dos educadores: entre os mitos e a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Cynthia Greive
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44656
Resumo: As políticas de formação de educadores vêm aontando historicamente para a mistificação e idealização da prática desses profissionais. enquanto expressões de uma idealização maior da sociedade. Tais políticas, limitadas pelas concepções de doação, vocação e sacerdócio afastam-se do entendimento da atuação do sprofessores no sentido de prática de trabalho. Para resgatar o caráter profissional do trabalho na educação e desatar os nós mistificadores, faz-se necessário buscar perguntas a serem feitas à história da educação no intuito de recuperar a trajetória sociocultural na qual todo trabalhador se forma e se educa.
id UFMG-5_b88e0438c5b1ac375b42fba37e751324
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44656
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A formação dos educadores: entre os mitos e a históriaFormação dos educadoresAs políticas de formação de educadores vêm aontando historicamente para a mistificação e idealização da prática desses profissionais. enquanto expressões de uma idealização maior da sociedade. Tais políticas, limitadas pelas concepções de doação, vocação e sacerdócio afastam-se do entendimento da atuação do sprofessores no sentido de prática de trabalho. Para resgatar o caráter profissional do trabalho na educação e desatar os nós mistificadores, faz-se necessário buscar perguntas a serem feitas à história da educação no intuito de recuperar a trajetória sociocultural na qual todo trabalhador se forma e se educa.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44656Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44656/36758Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Cynthia Greive2023-05-29T13:13:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44656Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:13:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos educadores: entre os mitos e a história
title A formação dos educadores: entre os mitos e a história
spellingShingle A formação dos educadores: entre os mitos e a história
Veiga, Cynthia Greive
Formação dos educadores
title_short A formação dos educadores: entre os mitos e a história
title_full A formação dos educadores: entre os mitos e a história
title_fullStr A formação dos educadores: entre os mitos e a história
title_full_unstemmed A formação dos educadores: entre os mitos e a história
title_sort A formação dos educadores: entre os mitos e a história
author Veiga, Cynthia Greive
author_facet Veiga, Cynthia Greive
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Cynthia Greive
dc.subject.por.fl_str_mv Formação dos educadores
topic Formação dos educadores
description As políticas de formação de educadores vêm aontando historicamente para a mistificação e idealização da prática desses profissionais. enquanto expressões de uma idealização maior da sociedade. Tais políticas, limitadas pelas concepções de doação, vocação e sacerdócio afastam-se do entendimento da atuação do sprofessores no sentido de prática de trabalho. Para resgatar o caráter profissional do trabalho na educação e desatar os nós mistificadores, faz-se necessário buscar perguntas a serem feitas à história da educação no intuito de recuperar a trajetória sociocultural na qual todo trabalhador se forma e se educa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44656
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44656/36758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126091464704