Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Li
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42714
Resumo: Este trabalho se propôe analisar o significado da Osicologia Escolar, tendo em vista suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre a Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidade disciplinares presentes na prática educativa.
id UFMG-5_bac75b43016d21fa87db32b01fe3a5b1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42714
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológicoPsicologia escolarDiscurso psicológicoEste trabalho se propôe analisar o significado da Osicologia Escolar, tendo em vista suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre a Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidade disciplinares presentes na prática educativa.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42714Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42714/32566Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Li2023-05-29T12:59:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42714Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:31Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
spellingShingle Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
Martins, Li
Psicologia escolar
Discurso psicológico
title_short Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_full Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_fullStr Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_full_unstemmed Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
title_sort Psicologia escolar: das práticas disciplinares ao discurso psicológico
author Martins, Li
author_facet Martins, Li
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Li
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Discurso psicológico
topic Psicologia escolar
Discurso psicológico
description Este trabalho se propôe analisar o significado da Osicologia Escolar, tendo em vista suas aplicações na prática da escola. Apoiando-se nas contribuições de Michel Foucault sobre as relações de poder, desenvolve-se uma análise histórica da constituição do discurso psicológico sobre a Educação, buscando compreendê-lo a partir de necessidade disciplinares presentes na prática educativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42714
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42714/32566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 06
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125700345856