Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189 |
Resumo: | Este artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise. |
id |
UFMG-5_d715f7eface949de00c1ceb793b8f81a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21189 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação socialsociologia da educaçãointeração face a facehabituscomunicação pedagógicaEste artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189/17102Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonaldi, Eduardo Vilar2023-05-30T00:46:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21189Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:46:58Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
title |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
spellingShingle |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social Bonaldi, Eduardo Vilar sociologia da educação interação face a face habitus comunicação pedagógica |
title_short |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
title_full |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
title_fullStr |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
title_full_unstemmed |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
title_sort |
Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social |
author |
Bonaldi, Eduardo Vilar |
author_facet |
Bonaldi, Eduardo Vilar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonaldi, Eduardo Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sociologia da educação interação face a face habitus comunicação pedagógica |
topic |
sociologia da educação interação face a face habitus comunicação pedagógica |
description |
Este artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189/17102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121341415424 |