Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonaldi, Eduardo Vilar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189
Resumo: Este artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação.  Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.  
id UFMG-5_d715f7eface949de00c1ceb793b8f81a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21189
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação socialsociologia da educaçãointeração face a facehabituscomunicação pedagógicaEste artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação.  Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.  Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189/17102Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonaldi, Eduardo Vilar2023-05-30T00:46:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21189Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:46:58Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
title Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
spellingShingle Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
Bonaldi, Eduardo Vilar
sociologia da educação
interação face a face
habitus
comunicação pedagógica
title_short Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
title_full Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
title_fullStr Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
title_full_unstemmed Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
title_sort Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
author Bonaldi, Eduardo Vilar
author_facet Bonaldi, Eduardo Vilar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonaldi, Eduardo Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv sociologia da educação
interação face a face
habitus
comunicação pedagógica
topic sociologia da educação
interação face a face
habitus
comunicação pedagógica
description Este artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação.  Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21189/17102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 2 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121341415424