A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731 |
Resumo: | Considering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on how and why some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teachers lives. The subjects were 138 Portuguese teachers of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively. |
id |
UFMG-5_daed2c8a6b69293fa15d074d5072439e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42731 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?LetramentoLetramento LiterárioLeituraFormação de ProfessoresConsidering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on how and why some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teachers lives. The subjects were 138 Portuguese teachers of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively.Considerando que as práticas de letramento mudam segundo contexto (Kleiman, 1995), os autores discutem a questão do letramento literário. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre como e porque certos aspectos interferem na formação e realização da leitura literária na vida de professores de Português. Os sujeitos foram 138 professores de português da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, os dados foram coletados de questionários analisados quantitativa e qualitativamente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731/32578Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, GraçaEvangelista, AracyBrandão, Heliana Maria BrinaPaiva, AparecidaMachado, Maria Zélia Versiani2023-05-29T13:43:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42731Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
title |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
spellingShingle |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? Paulino, Graça Letramento Letramento Literário Leitura Formação de Professores |
title_short |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
title_full |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
title_fullStr |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
title_full_unstemmed |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
title_sort |
A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta? |
author |
Paulino, Graça |
author_facet |
Paulino, Graça Evangelista, Aracy Brandão, Heliana Maria Brina Paiva, Aparecida Machado, Maria Zélia Versiani |
author_role |
author |
author2 |
Evangelista, Aracy Brandão, Heliana Maria Brina Paiva, Aparecida Machado, Maria Zélia Versiani |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Graça Evangelista, Aracy Brandão, Heliana Maria Brina Paiva, Aparecida Machado, Maria Zélia Versiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Letramento Literário Leitura Formação de Professores |
topic |
Letramento Letramento Literário Leitura Formação de Professores |
description |
Considering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on how and why some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teachers lives. The subjects were 138 Portuguese teachers of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731/32578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 12 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125712928769 |