A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Graça
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Evangelista, Aracy, Brandão, Heliana Maria Brina, Paiva, Aparecida, Machado, Maria Zélia Versiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731
Resumo: Considering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on “how and why” some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teacher’s lives. The subjects were 138 Portuguese teacher’s of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively.
id UFMG-5_daed2c8a6b69293fa15d074d5072439e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42731
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?LetramentoLetramento LiterárioLeituraFormação de ProfessoresConsidering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on “how and why” some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teacher’s lives. The subjects were 138 Portuguese teacher’s of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively.Considerando que as práticas de letramento mudam segundo contexto (Kleiman, 1995), os autores discutem a questão do letramento literário. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre como e porque certos aspectos interferem na formação e realização da leitura literária na vida de professores de Português. Os sujeitos foram 138 professores de português da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, os dados foram coletados de questionários analisados quantitativa e qualitativamente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731/32578Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, GraçaEvangelista, AracyBrandão, Heliana Maria BrinaPaiva, AparecidaMachado, Maria Zélia Versiani2023-05-29T13:43:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42731Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
title A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
spellingShingle A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
Paulino, Graça
Letramento
Letramento Literário
Leitura
Formação de Professores
title_short A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
title_full A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
title_fullStr A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
title_full_unstemmed A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
title_sort A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?
author Paulino, Graça
author_facet Paulino, Graça
Evangelista, Aracy
Brandão, Heliana Maria Brina
Paiva, Aparecida
Machado, Maria Zélia Versiani
author_role author
author2 Evangelista, Aracy
Brandão, Heliana Maria Brina
Paiva, Aparecida
Machado, Maria Zélia Versiani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Graça
Evangelista, Aracy
Brandão, Heliana Maria Brina
Paiva, Aparecida
Machado, Maria Zélia Versiani
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Letramento Literário
Leitura
Formação de Professores
topic Letramento
Letramento Literário
Leitura
Formação de Professores
description Considering that literacy practices change according to the contexts (Kleiman, 1995) the authors discuss literary literacy. The paper presents the results of a research on “how and why” some factors interfere in the formation and use of literary reading in Portuguese teacher’s lives. The subjects were 138 Portuguese teacher’s of municipal schools in Belo Horizonte. The data were gathered through questionnaires, and then analysed both qualitatively and quantitatively.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42731/32578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 12
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125712928769