ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fátima Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cruz, Fátima Maria Leite, Belém, Rosemberg Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. 
id UFMG-5_fe9e8a67327000ada81aac566b2bcfb7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21140
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?EducaçãoEste artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140/17030Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria de Fátima SouzaCruz, Fátima Maria LeiteBelém, Rosemberg Cavalcanti2023-05-29T15:52:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21140Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:52:14Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
title ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
spellingShingle ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
Santos, Maria de Fátima Souza
Educação
title_short ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
title_full ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
title_fullStr ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
title_full_unstemmed ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
title_sort ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
author Santos, Maria de Fátima Souza
author_facet Santos, Maria de Fátima Souza
Cruz, Fátima Maria Leite
Belém, Rosemberg Cavalcanti
author_role author
author2 Cruz, Fátima Maria Leite
Belém, Rosemberg Cavalcanti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria de Fátima Souza
Cruz, Fátima Maria Leite
Belém, Rosemberg Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140/17030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121278500864