ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. |
id |
UFMG-5_fe9e8a67327000ada81aac566b2bcfb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21140 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?EducaçãoEste artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140/17030Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria de Fátima SouzaCruz, Fátima Maria LeiteBelém, Rosemberg Cavalcanti2023-05-29T15:52:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21140Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:52:14Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
title |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
spellingShingle |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? Santos, Maria de Fátima Souza Educação |
title_short |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
title_full |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
title_fullStr |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
title_full_unstemmed |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
title_sort |
ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS? |
author |
Santos, Maria de Fátima Souza |
author_facet |
Santos, Maria de Fátima Souza Cruz, Fátima Maria Leite Belém, Rosemberg Cavalcanti |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Fátima Maria Leite Belém, Rosemberg Cavalcanti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria de Fátima Souza Cruz, Fátima Maria Leite Belém, Rosemberg Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140/17030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121278500864 |