A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mejía, María Noemí Alfaro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodea, Marisela Colín, Castro, Helena Maria da Silva Gomes, González, Leonardo Herrera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/781
Resumo: O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa- Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.
id UFMG-7_05e6a46b6e222b290aa74c89343661d6
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/781
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no MéxicoO propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa- Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMejía, María Noemí AlfaroRodea, Marisela ColínCastro, Helena Maria da Silva GomesGonzález, Leonardo Herrera2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/781Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 1 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 1 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 1 (2007)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/781/883info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T22:06:13Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/781Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T22:06:13Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
title A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
spellingShingle A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
Mejía, María Noemí Alfaro
title_short A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
title_full A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
title_fullStr A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
title_full_unstemmed A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
title_sort A formação teórico-crítica do docente: a pesquisa-ação, uma experiência no México
author Mejía, María Noemí Alfaro
author_facet Mejía, María Noemí Alfaro
Rodea, Marisela Colín
Castro, Helena Maria da Silva Gomes
González, Leonardo Herrera
author_role author
author2 Rodea, Marisela Colín
Castro, Helena Maria da Silva Gomes
González, Leonardo Herrera
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mejía, María Noemí Alfaro
Rodea, Marisela Colín
Castro, Helena Maria da Silva Gomes
González, Leonardo Herrera
description O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa- Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/781
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/781/883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 1 (2007)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 1 (2007)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 1 (2007)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099296153600