Formação continuada de professores e prática docente: a pesquisa-ação como experiência formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, André Luciano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/1175
Resumo: A busca por uma educação de qualidade tem se configurado em uma bandeira de discursos, políticas públicas e propósitos da legislação educacional, na qual a formação de professores tem ganhado relevância. A formação de professores, embora tenha apresentado avanços nas últimas décadas, ainda está distante de atingir o que se espera não apenas no Brasil (GATTI, 2008, 2009 e 2016; DAVIS et.al., 2010) como em países da América Latina (VAILLANT, 2012, 2013, 2014, 2015,2016, 2017 e 2018; FANFANI, 2005). Esta pesquisa vislumbra-se na formação continuada de professores, uma das possibilidades que possa contribuir para se alcançar melhores resultados em prol de uma escola pública de qualidade. O presente estudo desenvolvido na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle/UNILASALLE, analisou a escola, enquanto lócus da formação continuada, articuladora de diferentes estratégias de formação e sua constituição em um espaço de experiência formadora enquanto qualificadora da prática docente. Esta tese, ancorada no paradigma qualitativo, seguiu o desenho metodológico da pesquisaação, proposta por Kurt Lewin (1946) e Thiollent (2011), com aporte etnográfico (ANDRE, 2012). Participaram deste estudo, por adesão voluntária, vinte e quatro docentes de uma escola pública municipal de ensino fundamental da Região Metropolitana de Porto Alegre, situada no Município de Alvorada/RS. Os materiais empíricos que subsidiaram a pesquisa foram: questionários, observação participante,diário de campo, entrevistas semiestruturada e documentos. Os dados que constituíram o corpus da pesquisa foram explorados à luz da análise de conteúdo temática (CAUDURO, 2004; MINAYO, 2008; GIBBS, 2009). Os achados apontaram a falta de clareza conceitual sobre a formação continuada, em que se busca essa construção nos países da América Latina, na qual os docentes demonstram pouca participação, seja ela oferecida na escola ou não, dado seu caráter teórico e superficial em que a estratégia predominante da mesma são no formato de palestras que não atendem as necessidades dos docentes e de seus contextos educacionais. A proposta desenvolvida, por meio da pesquisa-ação, possibilitou a elaboração de uma formação continuada com professores que, partindo da escola como o local privilegiado dessa proposta, levou em conta as necessidades dos docentes e da realidade na qual a escola está inserida, na medida em que propiciou a construção coletiva e centrada na prática docente, objeto constante de reflexão. Evidenciou-se que, ao partir dos problemas/potencialidades dos docentes, foi possível dar-lhes a condição de autores de suas práticas, em que o engajamento e o empoderamento foram determinantes na ressignificação do seu fazer docente, permeada pela a reflexão constante de suas práticas em que a teoria pode assumir um papel significativo. Formação continuada essa, que além da contribuição para o corpo docente, impactou positivamente na aprendizagem dos alunos. Assim, as análises possibilitaram confirmar a tese sustentada neste estudo de que a escola pode sim se tornar o lócus privilegiado de formação, possibilitando aos professores a compreensão de que os momentos de formação continuada dentro do espaço escolar podem se constituir em uma experiência formadora, que no exercício do pensar coletivamente no e sobre o fazer docente tem potencial significativo para melhorar a prática docente em prol de um ensino de qualidade.
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spelling Alves, André LucianoSilva, Gilberto Ferreira da2019-06-28T22:59:34Z2019-06-28T22:59:34Z2019ALVES, André Luciano. Formação continuada de professores e prática docente: a pesquisa-ação como experiência formadora. 2019. 180 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/doutorado/educacao/2019/alalves.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.http://hdl.handle.net/11690/1175A busca por uma educação de qualidade tem se configurado em uma bandeira de discursos, políticas públicas e propósitos da legislação educacional, na qual a formação de professores tem ganhado relevância. A formação de professores, embora tenha apresentado avanços nas últimas décadas, ainda está distante de atingir o que se espera não apenas no Brasil (GATTI, 2008, 2009 e 2016; DAVIS et.al., 2010) como em países da América Latina (VAILLANT, 2012, 2013, 2014, 2015,2016, 2017 e 2018; FANFANI, 2005). Esta pesquisa vislumbra-se na formação continuada de professores, uma das possibilidades que possa contribuir para se alcançar melhores resultados em prol de uma escola pública de qualidade. O presente estudo desenvolvido na linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle/UNILASALLE, analisou a escola, enquanto lócus da formação continuada, articuladora de diferentes estratégias de formação e sua constituição em um espaço de experiência formadora enquanto qualificadora da prática docente. Esta tese, ancorada no paradigma qualitativo, seguiu o desenho metodológico da pesquisaação, proposta por Kurt Lewin (1946) e Thiollent (2011), com aporte etnográfico (ANDRE, 2012). Participaram deste estudo, por adesão voluntária, vinte e quatro docentes de uma escola pública municipal de ensino fundamental da Região Metropolitana de Porto Alegre, situada no Município de Alvorada/RS. Os materiais empíricos que subsidiaram a pesquisa foram: questionários, observação participante,diário de campo, entrevistas semiestruturada e documentos. Os dados que constituíram o corpus da pesquisa foram explorados à luz da análise de conteúdo temática (CAUDURO, 2004; MINAYO, 2008; GIBBS, 2009). Os achados apontaram a falta de clareza conceitual sobre a formação continuada, em que se busca essa construção nos países da América Latina, na qual os docentes demonstram pouca participação, seja ela oferecida na escola ou não, dado seu caráter teórico e superficial em que a estratégia predominante da mesma são no formato de palestras que não atendem as necessidades dos docentes e de seus contextos educacionais. A proposta desenvolvida, por meio da pesquisa-ação, possibilitou a elaboração de uma formação continuada com professores que, partindo da escola como o local privilegiado dessa proposta, levou em conta as necessidades dos docentes e da realidade na qual a escola está inserida, na medida em que propiciou a construção coletiva e centrada na prática docente, objeto constante de reflexão. Evidenciou-se que, ao partir dos problemas/potencialidades dos docentes, foi possível dar-lhes a condição de autores de suas práticas, em que o engajamento e o empoderamento foram determinantes na ressignificação do seu fazer docente, permeada pela a reflexão constante de suas práticas em que a teoria pode assumir um papel significativo. Formação continuada essa, que além da contribuição para o corpo docente, impactou positivamente na aprendizagem dos alunos. Assim, as análises possibilitaram confirmar a tese sustentada neste estudo de que a escola pode sim se tornar o lócus privilegiado de formação, possibilitando aos professores a compreensão de que os momentos de formação continuada dentro do espaço escolar podem se constituir em uma experiência formadora, que no exercício do pensar coletivamente no e sobre o fazer docente tem potencial significativo para melhorar a prática docente em prol de um ensino de qualidade.The search for a quality education has been configured in a banner of speeches, public policies and purposes of the educational legislation, in which the training of teachers has gained relevance. Teacher training, although it has advanced in recent decades, is still far from achieving what is expected not only in Brazil (GATTI, 2008, 2009 and 2016, DAVIS et al., 2010) and in Latin American countries (VAILLANT, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 and 2018, FANFANI, 2005). This research is envisaged in the continuing education of teachers, one of the possibilities that can contribute to achieve better results in favor of a quality public school. The present study developed in the line of research: Teacher Training, Educational Theories and Practices, of the Graduate Program of the University La Salle / UNILASALLE, analyzed the school as a locus of continuous formation, articulating different training strategies and its constitution in a space of formative experience as qualifier of the teaching practice. This thesis, anchored in the qualitative paradigm, followed the methodological designof action research, proposed by Kurt Lewin (1946) and Thiollent (2011), with an ethnographic contribution (ANDRE, 2012). Twenty-four teachers from a municipal public elementary school in the Metropolitan Region of Porto Alegre, located in the Municipality of Alvorada / RS, participated in this study. The empirical materials that supported the research were: questionnaires, participant observation, field diary, semistructured interviews and documents. The data that constituted the corpus of the research were explored in the light of the thematic content analysis (CAUDURO, 2004; MINAYO, 2008; GIBBS, 2009). The findings pointed to the lack of conceptual clarity about continuing education, in which this construction is sought in the countries of Latin America, where teachers show little participation, whether offered at school or not, given their theoretical and superficial nature in which predominant strategy are in the form of lectures that do not meet the needs of teachers and their educational contexts. The proposal developed, through action research, made possible the elaboration of a continuous formation with teachers who, starting from the school as the privileged place of this proposal, took into account the needs of the teachers and the reality in which the school is inserted, since it allowed the collective construction and centered in the teaching practice, constant object of reflection. It was evidenced that, based on the problems / potential of teachers, it was possible to give them the status of authors of their practices, in which engagement and empowerment were determinant in the resignification of their teaching work, permeated by the constant reflection of their practices in which theory can play a significant role. Continuing education, which in addition to the contribution to the teaching staff, had a positive impact on students' learning. Thus, the analyzes made it possible to confirm the thesis supported in this study that the school can become the privileged locus of formation, enabling teachers to understand that the moments of continuous formation within the school space can be a formative experience, which in the exercise of thinking collectively in and about the teaching profession has significant potential to improve teaching practice in favor of quality teaching.Submitted by DSpace Unilasalle (dspace@unilasalle.edu.br) on 2019-06-28T22:59:34Z No. of bitstreams: 1 alalves.pdf: 3579574 bytes, checksum: 52a43b2b66767906b17e7302e56500e2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-28T22:59:34Z (GMT). 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