Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598 |
Resumo: | No presente estudo foi investigada a relação percepção-produção na aquisição de encontros consonantais iniciados em /s/, em início de palavra, na interlíngua de brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira. Além da interface percepção-produção, foram analisados outros fatores que podem vir a influenciar os dois processos, e.g., percepção deficiente, interferência da língua materna ou uma combinação desses e outros fatores. Os resultados validam parcialmente outros estudos que propõem a influência da percepção sobre a produção. Constatou-se também a supremacia da influência da língua materna em detrimento de fatores como Marcaçãoo e Estrutura Silábica Canônica Universal. A estratégia de simplificação silábica usada por todos os sujeitos foi a inserção de uma vogal diante de todos os tipos de encontros consonantais testados. Houve uma certa varia誽o na qualidade da vogal proclítica (/i/ e /I/), sugerindo que os sujeitos que utilizaram a vogal curta podem estar desenvolvendo uma categoria distinta para o padrão silábico testado. |
id |
UFMG-7_1ee85d08f40a347adbf124c4e52763bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/598 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learnersNo presente estudo foi investigada a relação percepção-produção na aquisição de encontros consonantais iniciados em /s/, em início de palavra, na interlíngua de brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira. Além da interface percepção-produção, foram analisados outros fatores que podem vir a influenciar os dois processos, e.g., percepção deficiente, interferência da língua materna ou uma combinação desses e outros fatores. Os resultados validam parcialmente outros estudos que propõem a influência da percepção sobre a produção. Constatou-se também a supremacia da influência da língua materna em detrimento de fatores como Marcaçãoo e Estrutura Silábica Canônica Universal. A estratégia de simplificação silábica usada por todos os sujeitos foi a inserção de uma vogal diante de todos os tipos de encontros consonantais testados. Houve uma certa varia誽o na qualidade da vogal proclítica (/i/ e /I/), sugerindo que os sujeitos que utilizaram a vogal curta podem estar desenvolvendo uma categoria distinta para o padrão silábico testado.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilveira, Rosane2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598/662info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T18:17:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/598Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2011-12-19T18:17:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
title |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
spellingShingle |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners Silveira, Rosane |
title_short |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
title_full |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
title_fullStr |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
title_full_unstemmed |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
title_sort |
Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners |
author |
Silveira, Rosane |
author_facet |
Silveira, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Rosane |
description |
No presente estudo foi investigada a relação percepção-produção na aquisição de encontros consonantais iniciados em /s/, em início de palavra, na interlíngua de brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira. Além da interface percepção-produção, foram analisados outros fatores que podem vir a influenciar os dois processos, e.g., percepção deficiente, interferência da língua materna ou uma combinação desses e outros fatores. Os resultados validam parcialmente outros estudos que propõem a influência da percepção sobre a produção. Constatou-se também a supremacia da influência da língua materna em detrimento de fatores como Marcaçãoo e Estrutura Silábica Canônica Universal. A estratégia de simplificação silábica usada por todos os sujeitos foi a inserção de uma vogal diante de todos os tipos de encontros consonantais testados. Houve uma certa varia誽o na qualidade da vogal proclítica (/i/ e /I/), sugerindo que os sujeitos que utilizaram a vogal curta podem estar desenvolvendo uma categoria distinta para o padrão silábico testado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598/662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102542544896 |