Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rosane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598
Resumo: No presente estudo foi investigada a relação percepção-produção na aquisição de encontros consonantais iniciados em /s/, em início de palavra, na interlíngua de brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira. Além da interface percepção-produção, foram analisados outros fatores que podem vir a influenciar os dois processos, e.g., percepção deficiente, interferência da língua materna ou uma combinação desses e outros fatores. Os resultados validam parcialmente outros estudos que propõem a influência da percepção sobre a produção. Constatou-se também a supremacia da influência da língua materna em detrimento de fatores como Marcaçãoo e Estrutura Silábica Canônica Universal. A estratégia de simplificação silábica usada por todos os sujeitos foi a inserção de uma vogal diante de todos os tipos de encontros consonantais testados. Houve uma certa varia誽o na qualidade da vogal proclítica (/i/ e /I/), sugerindo que os sujeitos que utilizaram a vogal curta podem estar desenvolvendo uma categoria distinta para o padrão silábico testado.
id UFMG-7_1ee85d08f40a347adbf124c4e52763bd
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/598
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learnersNo presente estudo foi investigada a relação percepção-produção na aquisição de encontros consonantais iniciados em /s/, em início de palavra, na interlíngua de brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira. Além da interface percepção-produção, foram analisados outros fatores que podem vir a influenciar os dois processos, e.g., percepção deficiente, interferência da língua materna ou uma combinação desses e outros fatores. Os resultados validam parcialmente outros estudos que propõem a influência da percepção sobre a produção. Constatou-se também a supremacia da influência da língua materna em detrimento de fatores como Marcaçãoo e Estrutura Silábica Canônica Universal. A estratégia de simplificação silábica usada por todos os sujeitos foi a inserção de uma vogal diante de todos os tipos de encontros consonantais testados. Houve uma certa varia誽o na qualidade da vogal proclítica (/i/ e /I/), sugerindo que os sujeitos que utilizaram a vogal curta podem estar desenvolvendo uma categoria distinta para o padrão silábico testado.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilveira, Rosane2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598/662info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T18:17:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/598Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2011-12-19T18:17:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
title Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
spellingShingle Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
Silveira, Rosane
title_short Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
title_full Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
title_fullStr Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
title_full_unstemmed Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
title_sort Perception and production of English initial /s/ clusters by Brazilian learners
author Silveira, Rosane
author_facet Silveira, Rosane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rosane
description No presente estudo foi investigada a relação percepção-produção na aquisição de encontros consonantais iniciados em /s/, em início de palavra, na interlíngua de brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira. Além da interface percepção-produção, foram analisados outros fatores que podem vir a influenciar os dois processos, e.g., percepção deficiente, interferência da língua materna ou uma combinação desses e outros fatores. Os resultados validam parcialmente outros estudos que propõem a influência da percepção sobre a produção. Constatou-se também a supremacia da influência da língua materna em detrimento de fatores como Marcaçãoo e Estrutura Silábica Canônica Universal. A estratégia de simplificação silábica usada por todos os sujeitos foi a inserção de uma vogal diante de todos os tipos de encontros consonantais testados. Houve uma certa varia誽o na qualidade da vogal proclítica (/i/ e /I/), sugerindo que os sujeitos que utilizaram a vogal curta podem estar desenvolvendo uma categoria distinta para o padrão silábico testado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/598/662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102542544896