Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Gabriela Santos, Silva, Mayra Garcia da, Paulino, Cynthia Maria Aguilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12398
Resumo: O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira enfrenta muitas dificuldades no contexto educacional brasileiro tanto no ensino presencial quanto na modalidade à distância, o que indica uma demanda por maneiras efetivas de ensinar e aprender habilidades orais em inglês. Abordando uma perspectiva ecológica, esta pesquisa buscou investigar as affordances de tecnologias digitais para desenvolver as habilidades orais em língua inglesa por meio das percepções de estudantes de Letras da XXXXXXXXX que usaram ferramentas e aplicativos da internet para realizar tarefas semanais em uma disciplina online. Para o grupo de aprendizes em questão, as tecnologias digitais permitiram que eles planejassem e regravassem suas produções orais, identificassem suas dificuldades, identificassem seus erros, praticassem a compreensão oral, interagissem e praticassem em diversos lugares. 
id UFMG-7_1f2eed8eb14d27d34c06a07038603eb2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12398
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglêsaffordances; habilidades orais; língua inglesa; tecnologias digitaisO desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira enfrenta muitas dificuldades no contexto educacional brasileiro tanto no ensino presencial quanto na modalidade à distância, o que indica uma demanda por maneiras efetivas de ensinar e aprender habilidades orais em inglês. Abordando uma perspectiva ecológica, esta pesquisa buscou investigar as affordances de tecnologias digitais para desenvolver as habilidades orais em língua inglesa por meio das percepções de estudantes de Letras da XXXXXXXXX que usaram ferramentas e aplicativos da internet para realizar tarefas semanais em uma disciplina online. Para o grupo de aprendizes em questão, as tecnologias digitais permitiram que eles planejassem e regravassem suas produções orais, identificassem suas dificuldades, identificassem seus erros, praticassem a compreensão oral, interagissem e praticassem em diversos lugares. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisGomes Junior, Ronaldo CorrêaTeixeira, Gabriela SantosSilva, Mayra Garcia daPaulino, Cynthia Maria Aguilar2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12398Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12398/1125611282Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:33:50Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12398Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-04-18T13:33:50Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
title Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
spellingShingle Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
affordances; habilidades orais; língua inglesa; tecnologias digitais
title_short Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
title_full Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
title_fullStr Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
title_full_unstemmed Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
title_sort Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
author Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
author_facet Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
Teixeira, Gabriela Santos
Silva, Mayra Garcia da
Paulino, Cynthia Maria Aguilar
author_role author
author2 Teixeira, Gabriela Santos
Silva, Mayra Garcia da
Paulino, Cynthia Maria Aguilar
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Junior, Ronaldo Corrêa
Teixeira, Gabriela Santos
Silva, Mayra Garcia da
Paulino, Cynthia Maria Aguilar
dc.subject.por.fl_str_mv affordances; habilidades orais; língua inglesa; tecnologias digitais
topic affordances; habilidades orais; língua inglesa; tecnologias digitais
description O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira enfrenta muitas dificuldades no contexto educacional brasileiro tanto no ensino presencial quanto na modalidade à distância, o que indica uma demanda por maneiras efetivas de ensinar e aprender habilidades orais em inglês. Abordando uma perspectiva ecológica, esta pesquisa buscou investigar as affordances de tecnologias digitais para desenvolver as habilidades orais em língua inglesa por meio das percepções de estudantes de Letras da XXXXXXXXX que usaram ferramentas e aplicativos da internet para realizar tarefas semanais em uma disciplina online. Para o grupo de aprendizes em questão, as tecnologias digitais permitiram que eles planejassem e regravassem suas produções orais, identificassem suas dificuldades, identificassem seus erros, praticassem a compreensão oral, interagissem e praticassem em diversos lugares. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12398
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12398/1125611282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101611409408