A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Lya Oliveira da Silva Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Sammya Santos, Araújo, Antonia Dilamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360
Resumo: Este trabalho visa analisar, sob a luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a Coleção Paic, Prosa e Poesia que é distribuída em todas as escolas, do ensino fundamental, da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade de modo que esse aprenda brincando.
id UFMG-7_281826a59ed8ba1f02e2fa5602133b5c
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14360
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUALMultimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual.Este trabalho visa analisar, sob a luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a Coleção Paic, Prosa e Poesia que é distribuída em todas as escolas, do ensino fundamental, da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade de modo que esse aprenda brincando.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisParente, Lya Oliveira da Silva SouzaAraújo, Sammya SantosAraújo, Antonia Dilamar2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14360/2188Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14360Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
spellingShingle A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Parente, Lya Oliveira da Silva Souza
Multimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual.
title_short A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_full A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_fullStr A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_full_unstemmed A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
title_sort A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
author Parente, Lya Oliveira da Silva Souza
author_facet Parente, Lya Oliveira da Silva Souza
Araújo, Sammya Santos
Araújo, Antonia Dilamar
author_role author
author2 Araújo, Sammya Santos
Araújo, Antonia Dilamar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Lya Oliveira da Silva Souza
Araújo, Sammya Santos
Araújo, Antonia Dilamar
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual.
topic Multimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual.
description Este trabalho visa analisar, sob a luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a Coleção Paic, Prosa e Poesia que é distribuída em todas as escolas, do ensino fundamental, da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade de modo que esse aprenda brincando.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14360/2188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100475801600