A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar, sob a luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a Coleção Paic, Prosa e Poesia que é distribuída em todas as escolas, do ensino fundamental, da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade de modo que esse aprenda brincando. |
id |
UFMG-7_281826a59ed8ba1f02e2fa5602133b5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14360 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUALMultimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual.Este trabalho visa analisar, sob a luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a Coleção Paic, Prosa e Poesia que é distribuída em todas as escolas, do ensino fundamental, da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade de modo que esse aprenda brincando.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisParente, Lya Oliveira da Silva SouzaAraújo, Sammya SantosAraújo, Antonia Dilamar2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14360/2188Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14360Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
title |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
spellingShingle |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL Parente, Lya Oliveira da Silva Souza Multimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual. |
title_short |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
title_full |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
title_fullStr |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
title_full_unstemmed |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
title_sort |
A LEITURA DA CAPA DO LIVRO BRINCANDO DE INVENTAR SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL |
author |
Parente, Lya Oliveira da Silva Souza |
author_facet |
Parente, Lya Oliveira da Silva Souza Araújo, Sammya Santos Araújo, Antonia Dilamar |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Sammya Santos Araújo, Antonia Dilamar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Lya Oliveira da Silva Souza Araújo, Sammya Santos Araújo, Antonia Dilamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual. |
topic |
Multimodalidade; Literatura infantil; Gramática do Design Visual. |
description |
Este trabalho visa analisar, sob a luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a Coleção Paic, Prosa e Poesia que é distribuída em todas as escolas, do ensino fundamental, da rede pública do Ceará. Procuramos compreender de que forma as imagens dialogam para a produção de significados contribuindo para o processo de alfabetização a partir da leitura imagética e literária. Constatamos que a estrutura narrativa transacional estabelecida no texto multimodal analisado usa de vários recursos para convidar o leitor, que está em fase de alfabetização, a vivenciar a leitura imagética e literária por meio da ludicidade de modo que esse aprenda brincando. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14360/2188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100475801600 |