Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399 |
Resumo: | Este estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa. |
id |
USP-36_cec018b7afd01fc4d9d5e727500ab77c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/174399 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professorReading, Teaching Portuguese Language and Teacher TrainingEnsino de Língua PortuguesaFormação docenteLeituraRelatório de EstágioPortuguese Language TeachingTeacher TrainingReadingInternship ReportEste estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.This study proposes to discuss the status of reading as a curricular component of the Portuguese language as a subject in the Brazilian school. Therefore, it presents, initially, an overview of the ways in which reading is approached in the historical course of the constitution of the Portuguese language teaching. Next, this historically constructed status of reading is contrasted with the current Portuguese language teaching practices mediated by students for licentiate in Language and Linguistics during an internship in schools of the public system in São Paulo (Brazil). The description and analysis of the implementation process of a teaching project for reading stories from marginal literature, by a student, as recorded in his internship report, allow us to problematize some of the challenges that the reading in the classroom approach poses to teaching practices and to the training of the Portuguese language teacher.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/17439910.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 103-1152236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/170928https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/174492Copyright (c) 2021 Sandoval Nonatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNonato, Sandoval2022-03-25T13:41:02Zoai:revistas.usp.br:article/174399Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:56.669956Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor Reading, Teaching Portuguese Language and Teacher Training |
title |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
spellingShingle |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor Nonato, Sandoval Ensino de Língua Portuguesa Formação docente Leitura Relatório de Estágio Portuguese Language Teaching Teacher Training Reading Internship Report |
title_short |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_full |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_fullStr |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_full_unstemmed |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
title_sort |
Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor |
author |
Nonato, Sandoval |
author_facet |
Nonato, Sandoval |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonato, Sandoval |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Portuguesa Formação docente Leitura Relatório de Estágio Portuguese Language Teaching Teacher Training Reading Internship Report |
topic |
Ensino de Língua Portuguesa Formação docente Leitura Relatório de Estágio Portuguese Language Teaching Teacher Training Reading Internship Report |
description |
Este estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/170928 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/174492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sandoval Nonato https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sandoval Nonato https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 103-115 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894750765056 |