Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Ricardo Augusto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720
Resumo: Este artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de  telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos deaprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada “aprendizagem em tandem”. Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração.
id UFMG-7_322f8f1012060c68228e7df527fcd6c0
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/720
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeirasEste artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de  telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos deaprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada “aprendizagem em tandem”. Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisde Souza, Ricardo Augusto2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720/810info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-11T20:55:53Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/720Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-11T20:55:53Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
title Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
spellingShingle Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
de Souza, Ricardo Augusto
title_short Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
title_full Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
title_fullStr Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
title_sort Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
author de Souza, Ricardo Augusto
author_facet de Souza, Ricardo Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Ricardo Augusto
description Este artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de  telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos deaprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada “aprendizagem em tandem”. Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720/810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100494675968