Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720 |
Resumo: | Este artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos deaprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada “aprendizagem em tandem”. Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração. |
id |
UFMG-7_322f8f1012060c68228e7df527fcd6c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/720 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeirasEste artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos deaprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada “aprendizagem em tandem”. Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisde Souza, Ricardo Augusto2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720/810info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-11T20:55:53Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/720Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-11T20:55:53Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
title |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
spellingShingle |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras de Souza, Ricardo Augusto |
title_short |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
title_full |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
title_fullStr |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
title_sort |
Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras |
author |
de Souza, Ricardo Augusto |
author_facet |
de Souza, Ricardo Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Ricardo Augusto |
description |
Este artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos deaprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada “aprendizagem em tandem”. Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/720/810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100494675968 |