Desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de Inglês-L2: um estudo longitudinal durante a pandemia de Covid-19 / Development of a Positive Voice Onset Time Pattern by Brazilian Speakers of English as a Second Language: a Longitudinal Study During the COVID-19 Pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schereschewsky, Laura Castilhos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17902
Resumo: Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota.PALAVRAS-CHAVE: Sistemas Dinâmicos Complexos; simulações de Monte Carlo; ensino remoto de línguas; Voice Onset Time.This study investigates additional language development in five plurilingual speakers of English as a second language (L2) during the COVID-19 pandemic and the consequent social distancing. From the perspective of language as a Complex Dynamic System (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), this longitudinal study analyzes the development of a positive Voice Onset Time pattern among participants throughout 12 weeks, including a six-session intervention of explicit instruction of English phonetic-phonological aspects. From Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), our quantitative analysis showed positive peaks of performance, indicating the role of variability in learning and developing new language patterns. The qualitative results regarding the online intervention likewise contributed to both language teaching and remote empirical-experimental research studies.KEYWORDS: complex dynamic systems; Monte Carlo simulations; remote language teaching; Voice Onset Time.
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Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota.PALAVRAS-CHAVE: Sistemas Dinâmicos Complexos; simulações de Monte Carlo; ensino remoto de línguas; Voice Onset Time.This study investigates additional language development in five plurilingual speakers of English as a second language (L2) during the COVID-19 pandemic and the consequent social distancing. From the perspective of language as a Complex Dynamic System (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), this longitudinal study analyzes the development of a positive Voice Onset Time pattern among participants throughout 12 weeks, including a six-session intervention of explicit instruction of English phonetic-phonological aspects. From Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), our quantitative analysis showed positive peaks of performance, indicating the role of variability in learning and developing new language patterns. The qualitative results regarding the online intervention likewise contributed to both language teaching and remote empirical-experimental research studies.KEYWORDS: complex dynamic systems; Monte Carlo simulations; remote language teaching; Voice Onset Time.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPES, CNPqSchereschewsky, Laura CastilhosAlves, Ubiratã Kickhöfel2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17902Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 565-598Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 565-598Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 565-5981984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17902/2892http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17902/2895/*ref*/ALBUQUERQUE, J. 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Schereschewsky, Laura Castilhos
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