O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilá,Cláudia Valéria Doná
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100011
Resumo: Este trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq), à luz da Lingüística Aplicada, na perspectiva sócio-histórica da linguagem, tem dois objetivos principais: apresentar um diagnóstico sobre o gênero artigo de opinião realizado com estagiários de língua portuguesa do curso de Letras de Universidade Estadual de Maringá (UEM), evidenciando as dificuldades de transposição didática do gênero em questão, e refletir sobre a proposta de intervenção realizada por duas professoras formadoras. Como corpus da investigação utilizamos o plano de aula de uma dupla de estagiários elaborado para a segunda série do Ensino Médio. A experiência evidenciou a ausência da internalização, por parte dos alunos, de conceitos e saberes referentes a teorias enunciativas, o que dificulta o processo de transposição didática. Nesse sentido, a seqüência didática (SD) elaborada pelas professoras formadoras foi uma ferramenta de trabalho essencial para a alteração do diagnóstico inicial.
id UNICAMP-12_490c91198b73f81c3556ab9e5a52de0c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132008000100011
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de portuguêsartigo de opiniãotransposição didáticaformação inicialEste trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq), à luz da Lingüística Aplicada, na perspectiva sócio-histórica da linguagem, tem dois objetivos principais: apresentar um diagnóstico sobre o gênero artigo de opinião realizado com estagiários de língua portuguesa do curso de Letras de Universidade Estadual de Maringá (UEM), evidenciando as dificuldades de transposição didática do gênero em questão, e refletir sobre a proposta de intervenção realizada por duas professoras formadoras. Como corpus da investigação utilizamos o plano de aula de uma dupla de estagiários elaborado para a segunda série do Ensino Médio. A experiência evidenciou a ausência da internalização, por parte dos alunos, de conceitos e saberes referentes a teorias enunciativas, o que dificulta o processo de transposição didática. Nesse sentido, a seqüência didática (SD) elaborada pelas professoras formadoras foi uma ferramenta de trabalho essencial para a alteração do diagnóstico inicial.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100011Trabalhos em Linguística Aplicada v.47 n.1 2008reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessHilá,Cláudia Valéria Donápor2009-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132008000100011Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:23.689709Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
title O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
spellingShingle O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
Hilá,Cláudia Valéria Doná
artigo de opinião
transposição didática
formação inicial
title_short O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
title_full O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
title_fullStr O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
title_full_unstemmed O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
title_sort O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
author Hilá,Cláudia Valéria Doná
author_facet Hilá,Cláudia Valéria Doná
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilá,Cláudia Valéria Doná
dc.subject.por.fl_str_mv artigo de opinião
transposição didática
formação inicial
topic artigo de opinião
transposição didática
formação inicial
description Este trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem" (UEM/CNPq), à luz da Lingüística Aplicada, na perspectiva sócio-histórica da linguagem, tem dois objetivos principais: apresentar um diagnóstico sobre o gênero artigo de opinião realizado com estagiários de língua portuguesa do curso de Letras de Universidade Estadual de Maringá (UEM), evidenciando as dificuldades de transposição didática do gênero em questão, e refletir sobre a proposta de intervenção realizada por duas professoras formadoras. Como corpus da investigação utilizamos o plano de aula de uma dupla de estagiários elaborado para a segunda série do Ensino Médio. A experiência evidenciou a ausência da internalização, por parte dos alunos, de conceitos e saberes referentes a teorias enunciativas, o que dificulta o processo de transposição didática. Nesse sentido, a seqüência didática (SD) elaborada pelas professoras formadoras foi uma ferramenta de trabalho essencial para a alteração do diagnóstico inicial.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132008000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.47 n.1 2008
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216524079759360