Memes políticos, humor e eleições: o uso de memes como estratégia de propagação no Twitter
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Data de Publicação: | 2023 |
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Memes políticos, humor e eleições: o uso de memes como estratégia de propagação no TwitterPolitical Memes, Humor and Elections: Memes Usages as Propagation Strategy on TwitterAnálise de Discurso Mediada por Computador, humor, meme, polarização política, Twitter.Computer-Mediated Discourse Analysis, humor, meme, political polarization, Twitter.Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como humor é utilizado como estratégia de propagação de mensagens políticas no Twitter. A discussão de literatura foca em estudos sobre câmaras de eco nas mídias sociais e no uso de humor e memes em contextos políticos. Para nossa análise, selecionamos dois tweets de Ciro Gomes, candidato nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, postados durante o período de campanha. O método utilizado foi a Análise de Discurso Mediada por Computador (HERRING, 2004). Os nossos principais resultados são (1) que a característica de replicabilidade dos memes é fundamental na propagação das mensagens e (2) que o uso do humor é capaz de suavizar o discurso político, possibilitando maior circulação das mensagens.Palavras-chave: Análise de Discurso Mediada por Computador, humor, meme, polarização política, Twitter.Abstract: This study aims to analyze how humor is used as a strategy to propagate political messages on Twitter. The literature discussion focuses on studies on echo chamber on social media and humor and memes in political contexts. We analyze two tweets from Ciro Gomes, a Brazilian presidential candidate in 2018, during the political campaign. Our method is Computer-Mediated Discourse Analysis. Our main results show that (1) memes replicability is essential for its propagation and (2) humor is used to soften political discourse, also helping to propagate messages.Keywords: Computer-Mediated Discourse Analysis, humor, meme, political polarization, Twitter.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESSoares, Felipe BonowVolcan, Taiane2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17859Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 2 (2023): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 2 (2023): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 2 (2023): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17859/1125614942http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17859/1125614943http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17859/2876/*ref*/BASTOS, M. 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Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como humor é utilizado como estratégia de propagação de mensagens políticas no Twitter. A discussão de literatura foca em estudos sobre câmaras de eco nas mídias sociais e no uso de humor e memes em contextos políticos. Para nossa análise, selecionamos dois tweets de Ciro Gomes, candidato nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, postados durante o período de campanha. O método utilizado foi a Análise de Discurso Mediada por Computador (HERRING, 2004). Os nossos principais resultados são (1) que a característica de replicabilidade dos memes é fundamental na propagação das mensagens e (2) que o uso do humor é capaz de suavizar o discurso político, possibilitando maior circulação das mensagens.Palavras-chave: Análise de Discurso Mediada por Computador, humor, meme, polarização política, Twitter. |
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