A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699 |
Resumo: | Este artigo discute a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo enunciativa. Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas declaradamente embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise discursiva de cenas enunciativas (CE). A discussão dos resultados de análise se baseia na perspectiva discursivo-enunciativa (CORACINI, 2002) sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos movimentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo língua estrangeira. |
id |
UFMG-7_56e40999d4bc0a2ca05fc6163477ebd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13699 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; EnunciaçãoEste artigo discute a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo enunciativa. Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas declaradamente embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise discursiva de cenas enunciativas (CE). A discussão dos resultados de análise se baseia na perspectiva discursivo-enunciativa (CORACINI, 2002) sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos movimentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo língua estrangeira.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPES - Programa CasadinhoTavares, Carla Nunes VieiraQuintino, Isabel Silva AlvesQuintino, Isabel Silva Alves2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699/1125612158http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13699/2078Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13699Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
title |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
spellingShingle |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) Tavares, Carla Nunes Vieira Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; Enunciação |
title_short |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
title_full |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
title_fullStr |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
title_full_unstemmed |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
title_sort |
A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) |
author |
Tavares, Carla Nunes Vieira |
author_facet |
Tavares, Carla Nunes Vieira Quintino, Isabel Silva Alves |
author_role |
author |
author2 |
Quintino, Isabel Silva Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES - Programa Casadinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Carla Nunes Vieira Quintino, Isabel Silva Alves Quintino, Isabel Silva Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; Enunciação |
topic |
Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; Enunciação |
description |
Este artigo discute a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo enunciativa. Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas declaradamente embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise discursiva de cenas enunciativas (CE). A discussão dos resultados de análise se baseia na perspectiva discursivo-enunciativa (CORACINI, 2002) sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos movimentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo língua estrangeira. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699/1125612158 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13699/2078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101606166528 |