A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Carla Nunes Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quintino, Isabel Silva Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699
Resumo: Este artigo discute a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo enunciativa. Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas declaradamente embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise discursiva de cenas enunciativas (CE). A discussão dos resultados de análise se baseia na perspectiva discursivo-enunciativa (CORACINI, 2002) sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos movimentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo língua estrangeira.
id UFMG-7_56e40999d4bc0a2ca05fc6163477ebd4
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13699
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; EnunciaçãoEste artigo discute a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo enunciativa. Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas declaradamente embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise discursiva de cenas enunciativas (CE). A discussão dos resultados de análise se baseia na perspectiva discursivo-enunciativa (CORACINI, 2002) sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos movimentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo língua estrangeira.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPES - Programa CasadinhoTavares, Carla Nunes VieiraQuintino, Isabel Silva AlvesQuintino, Isabel Silva Alves2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699/1125612158http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13699/2078Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13699Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
spellingShingle A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Tavares, Carla Nunes Vieira
Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; Enunciação
title_short A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_full A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_fullStr A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_full_unstemmed A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
title_sort A PALAVRA (NÃO) TOMADA: ENUNCIAÇÃO E ORALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
author Tavares, Carla Nunes Vieira
author_facet Tavares, Carla Nunes Vieira
Quintino, Isabel Silva Alves
author_role author
author2 Quintino, Isabel Silva Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - Programa Casadinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Carla Nunes Vieira
Quintino, Isabel Silva Alves
Quintino, Isabel Silva Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; Enunciação
topic Subjetividade - Ensino-aprendizagem de FLE; Oralidade; Enunciação
description Este artigo discute a prática da oralidade na sala de aula a partir da perspectiva discursivo enunciativa. Objetivamos analisar os efeitos de práticas pedagógicas declaradamente embasadas na abordagem acional (actionnelle), em um curso de francês língua estrangeira (FLE) de uma universidade federal, na promoção do que chamamos de tomada da palavra por parte do aluno, a partir da análise discursiva de cenas enunciativas (CE). A discussão dos resultados de análise se baseia na perspectiva discursivo-enunciativa (CORACINI, 2002) sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para a injunção do aspecto contingencial de sala de aula, tornando-o, muitas vezes, mais premente do que as declarações do professor e configurando-se como cerceador dos movimentos que alguém precisa empreender para construir e se apropriar de um espaço enunciativo língua estrangeira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13699/1125612158
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13699/2078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101606166528