Diferenças e semelhanças entre padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas: Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Susana Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/733
Resumo: Este artigo discute o provimento de andaimes – scaffolding – de dois processos distintos de interação sócio-pedagógica realizados em ambientes síncronos de comunicação on-line. Os dados analisados referem-se aos registros de chat de  um curso de Inglês para alunos de graduação de diferentes áreas e de um curso de Bioquímica da Nutrição (em Língua Materna) para graduandos da referida área e áreas afins. O objetivo deste artigo é verificar quais são as semelhanças e as  diferenças que ocorrem nessas duas situações de comunicação, ou seja, nesses  dois contextos distintos de produção de conhecimento. Toda a análise está ancorada  na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na concepção colaborativa de ensino e  aprendizagem, e, principalmente, nas categorias de andaime propostas por Bruner  et alii (1976). Os resultados apontam a existência de particularidades distintas e  semelhantes na forma com que os andaimes são providos nos dois cursos. Há  também indícios de que três das seis categorias de andaimes não são repr sentativas das interações realizadas no contexto sócio-pedagógico midiatizado.
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