O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Aline Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12966
Resumo: Este trabalho pretende investigar o desenvolvimento de estratégias de comunicação na escrita de surdos em inglês e em português. Para isso, ministrou-se um curso de inglês em dois módulos: 120h/a (iniciante) e 80h/a (pré-intermediário), no qual a Libras foi a língua de instrução. Participaram doze surdos no módulo I e oito no módulo II. Trata-se de um estudo de caso longitudinal com análise qualiquantitativa dos dados. De forma geral, os dados sugerem que houve um estímulo ao uso de estratégias de comunicação na escrita em inglês e em português, principalmente na primeira metade do curso. Além disso, na segunda metade do curso, a dependência da Libras e do português nos textos em inglês (e da Libras nos textos em português) diminuiu, indicando que houve aquisição de recursos linguísticos em inglês e em português.
id UFMG-7_8bb7ea29a784b1f8cc496366e8c928ff
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12966
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇASeducação de surdos; bi/plurilinguismo; estratégias de comunicação; escrita em inglês/L3; escrita em português/L2.Este trabalho pretende investigar o desenvolvimento de estratégias de comunicação na escrita de surdos em inglês e em português. Para isso, ministrou-se um curso de inglês em dois módulos: 120h/a (iniciante) e 80h/a (pré-intermediário), no qual a Libras foi a língua de instrução. Participaram doze surdos no módulo I e oito no módulo II. Trata-se de um estudo de caso longitudinal com análise qualiquantitativa dos dados. De forma geral, os dados sugerem que houve um estímulo ao uso de estratégias de comunicação na escrita em inglês e em português, principalmente na primeira metade do curso. Além disso, na segunda metade do curso, a dependência da Libras e do português nos textos em inglês (e da Libras nos textos em português) diminuiu, indicando que houve aquisição de recursos linguísticos em inglês e em português.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSousa, Aline Nunes2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12966Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12966/1125612061Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-30T19:51:06Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12966Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-01-30T19:51:06Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
title O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Sousa, Aline Nunes
educação de surdos; bi/plurilinguismo; estratégias de comunicação; escrita em inglês/L3; escrita em português/L2.
title_short O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
title_full O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
title_sort O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SURDOS EM PORTUGUÊS (SEGUNDA LÍNGUA) E INGLÊS (TERCEIRA LÍNGUA): SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
author Sousa, Aline Nunes
author_facet Sousa, Aline Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Aline Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv educação de surdos; bi/plurilinguismo; estratégias de comunicação; escrita em inglês/L3; escrita em português/L2.
topic educação de surdos; bi/plurilinguismo; estratégias de comunicação; escrita em inglês/L3; escrita em português/L2.
description Este trabalho pretende investigar o desenvolvimento de estratégias de comunicação na escrita de surdos em inglês e em português. Para isso, ministrou-se um curso de inglês em dois módulos: 120h/a (iniciante) e 80h/a (pré-intermediário), no qual a Libras foi a língua de instrução. Participaram doze surdos no módulo I e oito no módulo II. Trata-se de um estudo de caso longitudinal com análise qualiquantitativa dos dados. De forma geral, os dados sugerem que houve um estímulo ao uso de estratégias de comunicação na escrita em inglês e em português, principalmente na primeira metade do curso. Além disso, na segunda metade do curso, a dependência da Libras e do português nos textos em inglês (e da Libras nos textos em português) diminuiu, indicando que houve aquisição de recursos linguísticos em inglês e em português.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12966
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12966/1125612061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 4 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100382478336