A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raupp, Eliane Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Rodrigo Acosta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18030
Resumo: Resumo: Este artigo busca promover reflexões sobre a prática de análise linguística (PAL), um dos eixos articuladores do ensino de língua portuguesa no Brasil (BRASIL, 1998, 2019), na formação docente inicial de professores de língua, com vistas a responder axiologicamente aos documentos político-educacionais brasileiros e aos estudos contemporâneos que ratificam o trabalho com as práticas de linguagem na educação básica alinhado a uma abordagem social e histórica sob o matiz das interações. Em termos teóricos, ancoramo-nos nos estudos dialógicos da linguagem (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012) e, em termos metodológicos, empreendemos uma análise documental (BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) ante o universo de dados composto pelo currículo dos cursos de licenciatura em letras das universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os resultados enunciam uma presença pouco representativa da PAL como “prática de linguagem” (GERALDI, 2011) e evidenciam a necessidade de reflexão continuada sobre a temática.Palavras-chaves: ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística.Abstract: This paper seeks to promote reflections on the practice of linguistic analysis (PLA), one of the articulating axes of Portuguese Language Teaching in Brazil (BRASIL, 1998, 2019), in the initial training of language teachers. With that, it aims to respond axiologically to the Brazilian political-educational documents and contemporary studies that ratify the work with language practices aligned with a sociohistorical approach under the hue of interactions in basic education. To this end, data obtained from the curriculum of Language and Literature teaching courses of the state universities of Paraná-PR underwent documentary analysis (BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) in the light of the dialogic studies of language (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012). The results indicate that PLA is not very representative as a “language practice” (GERALDI, 2011), highlighting the need for continued reflection on the matter.Keywords: Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguistic analysis.
id UFMG-7_5edf5832799760fa3283f13cc7783a5f
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18030
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Trainingensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística. / Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguisticResumo: Este artigo busca promover reflexões sobre a prática de análise linguística (PAL), um dos eixos articuladores do ensino de língua portuguesa no Brasil (BRASIL, 1998, 2019), na formação docente inicial de professores de língua, com vistas a responder axiologicamente aos documentos político-educacionais brasileiros e aos estudos contemporâneos que ratificam o trabalho com as práticas de linguagem na educação básica alinhado a uma abordagem social e histórica sob o matiz das interações. Em termos teóricos, ancoramo-nos nos estudos dialógicos da linguagem (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012) e, em termos metodológicos, empreendemos uma análise documental (BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) ante o universo de dados composto pelo currículo dos cursos de licenciatura em letras das universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os resultados enunciam uma presença pouco representativa da PAL como “prática de linguagem” (GERALDI, 2011) e evidenciam a necessidade de reflexão continuada sobre a temática.Palavras-chaves: ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística.Abstract: This paper seeks to promote reflections on the practice of linguistic analysis (PLA), one of the articulating axes of Portuguese Language Teaching in Brazil (BRASIL, 1998, 2019), in the initial training of language teachers. With that, it aims to respond axiologically to the Brazilian political-educational documents and contemporary studies that ratify the work with language practices aligned with a sociohistorical approach under the hue of interactions in basic education. To this end, data obtained from the curriculum of Language and Literature teaching courses of the state universities of Paraná-PR underwent documentary analysis (BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) in the light of the dialogic studies of language (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012). The results indicate that PLA is not very representative as a “language practice” (GERALDI, 2011), highlighting the need for continued reflection on the matter.Keywords: Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguistic analysis.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisNúcleo de Estudos em Linguística Aplicada-NELAGrupo de Estudos em Linguagem e Dialogismo-GELIDRaupp, Eliane SantosPereira, Rodrigo Acosta2022-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18030Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 843-870Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 843-870Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 843-8701984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18030/1125614602http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18030/2920http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18030/2921http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18030/2922/*ref*/ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: por uma ancoragem dialógica. RevLet: Revista Virtual de Letras, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 182-200, 2018./*ref*/ACOSTA PEREIRA, R. Contribuições Dos Estudos Sobre Gêneros Do Discurso Para A Análise Linguística Em Sala De Aula: Pesperctivas Dialógicas. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 5, n. 2, p. 21-41, 2011./*ref*/ACOSTA PEREIRA, R. Orientação sociológica para a análise da língua: posições metodológicas nos escritos do círculo de Bakhtin. Letra Magna: Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, [s. l.], ano 12, n. 19, p. 1-20, 2016. Edição especial./*ref*/ACOSTA PEREIRA, R.; RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin. Revista Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 147-162, 2010./*ref*/BAHKTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015./*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011./*ref*/BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015./*ref*/BAKHTIN; M.; (VOLOCHÍNOV., V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BEZERRA, M.; REINALDO, M. A. A. Análise linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013./*ref*/BOWEN, G. A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, Bingley, v. 9, n. 2, p. 27-40, 2009. DOI: 10.3316/QRJ0902027./*ref*/BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado, enunciado concreto, enunciação. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2016. p. 61-78./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 4 fev. 2021./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018./*ref*/BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3zXtzan. Acesso: 20 dez. 2020./*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://bit.ly/3F3zBtT. Acesso em: 13 nov. 2020./*ref*/BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério de Educação, 2006. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, v. 1)./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério de Educação, 2000./*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: Ministério de Educação, 1998./*ref*/BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3B1G4TJ. Acesso em: 13 nov. 2020./*ref*/BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. 1997. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997./*ref*/CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316./*ref*/COSTA-HÜBES, T. da C. Por uma concepção sociointeracionista da linguagem: orientações para o ensino da língua portuguesa. Línguas & Letras, Cascavel, v. 1, n. 1, p. 1-19, 2011./*ref*/COSTA-HÜBES, T. da C. Prática de análise linguística no ensino fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. Percursos Linguísticos, Vitória, v. 7, n. 14, p. 270-294, 2017./*ref*/COSTA-HÜBES, T. da C. Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015./*ref*/CRUZ, J. O discurso do programa conectando saberes: na fronteira entre a pesquisa, o ensino e a extensão. 2020. Projeto de Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020./*ref*/DORETTO, S. A. O ensino de análise linguística e os professores em formação inicial: a relação teoria-prática. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014./*ref*/GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011./*ref*/GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1997./*ref*/MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012./*ref*/MENDES-POLATO, A. D.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Análise linguística em charge: sequência de atividades dialógicas. Línguas & Letras, Cascavel, v. 21, n. 49, p. 127-154, 2020./*ref*/MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo. Parábola, 2006. p. 199-226./*ref*/OLIVEIRA, M. B. F. Linguística aplicada, o círculo de Bakhtin e o ato de conhecer: afinidades eletivas são possíveis? In: RODRIGUES, R.; ACOSTA-PEREIRA, R. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 47-65./*ref*/PARANÁ. Censo Acadêmico. Paraná: Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/Pagina/Censo-Academico. Acesso em: 27 jan. 2021./*ref*/PIETRI, É. de. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003./*ref*/RAIHER, P. A. (org.). As universidades estaduais e o desenvolvimento regional do Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017./*ref*/SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000./*ref*/SANTOS-CLERISI, G. D. Reverberações dos estudos dialógicos da linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020./*ref*/SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004./*ref*/TENÓRIO, F. J. A. Ensino de gramática e análise linguística: mudanças e permanências nas práticas de ensino de língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.Copyright (c) 2022 Eliane Santos Raupp, Rodrigo Acosta Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-07T17:07:41Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18030Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-11-07T17:07:41Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
title A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
spellingShingle A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
Raupp, Eliane Santos
ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística. / Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguistic
title_short A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
title_full A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
title_fullStr A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
title_full_unstemmed A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
title_sort A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial / The Practice of Linguistic Analysis in the Language and Literature Course: a Look at the Initial Teacher Training
author Raupp, Eliane Santos
author_facet Raupp, Eliane Santos
Pereira, Rodrigo Acosta
author_role author
author2 Pereira, Rodrigo Acosta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada-NELA
Grupo de Estudos em Linguagem e Dialogismo-GELID
dc.contributor.author.fl_str_mv Raupp, Eliane Santos
Pereira, Rodrigo Acosta
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística. / Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguistic
topic ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística. / Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguistic
description Resumo: Este artigo busca promover reflexões sobre a prática de análise linguística (PAL), um dos eixos articuladores do ensino de língua portuguesa no Brasil (BRASIL, 1998, 2019), na formação docente inicial de professores de língua, com vistas a responder axiologicamente aos documentos político-educacionais brasileiros e aos estudos contemporâneos que ratificam o trabalho com as práticas de linguagem na educação básica alinhado a uma abordagem social e histórica sob o matiz das interações. Em termos teóricos, ancoramo-nos nos estudos dialógicos da linguagem (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012) e, em termos metodológicos, empreendemos uma análise documental (BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) ante o universo de dados composto pelo currículo dos cursos de licenciatura em letras das universidades estaduais do Paraná, Brasil. Os resultados enunciam uma presença pouco representativa da PAL como “prática de linguagem” (GERALDI, 2011) e evidenciam a necessidade de reflexão continuada sobre a temática.Palavras-chaves: ensino de língua portuguesa; formação docente inicial; curso de letras (língua portuguesa); prática de análise linguística.Abstract: This paper seeks to promote reflections on the practice of linguistic analysis (PLA), one of the articulating axes of Portuguese Language Teaching in Brazil (BRASIL, 1998, 2019), in the initial training of language teachers. With that, it aims to respond axiologically to the Brazilian political-educational documents and contemporary studies that ratify the work with language practices aligned with a sociohistorical approach under the hue of interactions in basic education. To this end, data obtained from the curriculum of Language and Literature teaching courses of the state universities of Paraná-PR underwent documentary analysis (BARDIN, 2011; BOWEN, 2009; CELLARD, 2008) in the light of the dialogic studies of language (BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014; BAKHTIN, 2011; VOLOCHÍNOV, 2013; MEDVIÉDEV, 2012). The results indicate that PLA is not very representative as a “language practice” (GERALDI, 2011), highlighting the need for continued reflection on the matter.Keywords: Portuguese language teaching; initial teacher training; language teaching courses (Portuguese language); practice of linguistic analysis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18030
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18030/1125614602
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18030/2920
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18030/2921
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18030/2922
/*ref*/ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: por uma ancoragem dialógica. RevLet: Revista Virtual de Letras, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 182-200, 2018.
/*ref*/ACOSTA PEREIRA, R. Contribuições Dos Estudos Sobre Gêneros Do Discurso Para A Análise Linguística Em Sala De Aula: Pesperctivas Dialógicas. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 5, n. 2, p. 21-41, 2011.
/*ref*/ACOSTA PEREIRA, R. Orientação sociológica para a análise da língua: posições metodológicas nos escritos do círculo de Bakhtin. Letra Magna: Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, [s. l.], ano 12, n. 19, p. 1-20, 2016. Edição especial.
/*ref*/ACOSTA PEREIRA, R.; RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin. Revista Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 147-162, 2010.
/*ref*/BAHKTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
/*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
/*ref*/BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
/*ref*/BAKHTIN; M.; (VOLOCHÍNOV., V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/BEZERRA, M.; REINALDO, M. A. A. Análise linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
/*ref*/BOWEN, G. A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, Bingley, v. 9, n. 2, p. 27-40, 2009. DOI: 10.3316/QRJ0902027.
/*ref*/BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado, enunciado concreto, enunciação. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2016. p. 61-78.
/*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 4 fev. 2021.
/*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3zXtzan. Acesso: 20 dez. 2020.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://bit.ly/3F3zBtT. Acesso em: 13 nov. 2020.
/*ref*/BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério de Educação, 2006. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, v. 1).
/*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério de Educação, 2000.
/*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: Ministério de Educação, 1998.
/*ref*/BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3B1G4TJ. Acesso em: 13 nov. 2020.
/*ref*/BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. 1997. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
/*ref*/CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
/*ref*/COSTA-HÜBES, T. da C. Por uma concepção sociointeracionista da linguagem: orientações para o ensino da língua portuguesa. Línguas & Letras, Cascavel, v. 1, n. 1, p. 1-19, 2011.
/*ref*/COSTA-HÜBES, T. da C. Prática de análise linguística no ensino fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. Percursos Linguísticos, Vitória, v. 7, n. 14, p. 270-294, 2017.
/*ref*/COSTA-HÜBES, T. da C. Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
/*ref*/CRUZ, J. O discurso do programa conectando saberes: na fronteira entre a pesquisa, o ensino e a extensão. 2020. Projeto de Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
/*ref*/DORETTO, S. A. O ensino de análise linguística e os professores em formação inicial: a relação teoria-prática. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.
/*ref*/GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.
/*ref*/GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1997.
/*ref*/MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
/*ref*/MENDES-POLATO, A. D.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Análise linguística em charge: sequência de atividades dialógicas. Línguas & Letras, Cascavel, v. 21, n. 49, p. 127-154, 2020.
/*ref*/MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo. Parábola, 2006. p. 199-226.
/*ref*/OLIVEIRA, M. B. F. Linguística aplicada, o círculo de Bakhtin e o ato de conhecer: afinidades eletivas são possíveis? In: RODRIGUES, R.; ACOSTA-PEREIRA, R. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 47-65.
/*ref*/PARANÁ. Censo Acadêmico. Paraná: Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/Pagina/Censo-Academico. Acesso em: 27 jan. 2021.
/*ref*/PIETRI, É. de. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
/*ref*/RAIHER, P. A. (org.). As universidades estaduais e o desenvolvimento regional do Paraná. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017.
/*ref*/SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
/*ref*/SANTOS-CLERISI, G. D. Reverberações dos estudos dialógicos da linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
/*ref*/SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
/*ref*/TENÓRIO, F. J. A. Ensino de gramática e análise linguística: mudanças e permanências nas práticas de ensino de língua portuguesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Eliane Santos Raupp, Rodrigo Acosta Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Eliane Santos Raupp, Rodrigo Acosta Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 843-870
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 843-870
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 843-870
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102124163072