Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Reinildes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/941
Resumo: Este artigo enfoca os procedimentos de uma pesquisa-ação (STRINGER, 2007) implementada em uma turma de alunos de graduação de um curso de inglês instrumental na Faculdade de Letras (UFMG). O impulso motivador foi a tentativa de criação de um meio para resolver um problema educativo localizado: o aumento do nível de compreensão de textos em inglês para fins acadêmicos. O processo de busca de uma possível solução envolveu o uso de mapas conceituais (NOVAK; CAÑAS, 2008), mediados pelo programa de computador CMap Tools (CAÑAS et al., 2004). Os dados indicam que a criação de mapas conceituais, empoderada pelo uso do CMap Tools, pode ser uma estratégia útil para aumentar o nível de compreensão escrita dos alunos. A investigação teve como suporte teórico os princípios da abordagem de inglês para fins específicos, aprendizagem significativa, aprendizagem como um ato social e aprendizagem colaborativa.   
id UFMG-7_671f02aaa9c25f697d4c133363a6f136
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/941
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific PurposesEste artigo enfoca os procedimentos de uma pesquisa-ação (STRINGER, 2007) implementada em uma turma de alunos de graduação de um curso de inglês instrumental na Faculdade de Letras (UFMG). O impulso motivador foi a tentativa de criação de um meio para resolver um problema educativo localizado: o aumento do nível de compreensão de textos em inglês para fins acadêmicos. O processo de busca de uma possível solução envolveu o uso de mapas conceituais (NOVAK; CAÑAS, 2008), mediados pelo programa de computador CMap Tools (CAÑAS et al., 2004). Os dados indicam que a criação de mapas conceituais, empoderada pelo uso do CMap Tools, pode ser uma estratégia útil para aumentar o nível de compreensão escrita dos alunos. A investigação teve como suporte teórico os princípios da abordagem de inglês para fins específicos, aprendizagem significativa, aprendizagem como um ato social e aprendizagem colaborativa.    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisDias, Reinildes2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/941Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/941/1049info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T22:22:01Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/941Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T22:22:01Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
title Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
spellingShingle Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
Dias, Reinildes
title_short Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
title_full Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
title_fullStr Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
title_full_unstemmed Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
title_sort Concept Maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes
author Dias, Reinildes
author_facet Dias, Reinildes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Reinildes
description Este artigo enfoca os procedimentos de uma pesquisa-ação (STRINGER, 2007) implementada em uma turma de alunos de graduação de um curso de inglês instrumental na Faculdade de Letras (UFMG). O impulso motivador foi a tentativa de criação de um meio para resolver um problema educativo localizado: o aumento do nível de compreensão de textos em inglês para fins acadêmicos. O processo de busca de uma possível solução envolveu o uso de mapas conceituais (NOVAK; CAÑAS, 2008), mediados pelo programa de computador CMap Tools (CAÑAS et al., 2004). Os dados indicam que a criação de mapas conceituais, empoderada pelo uso do CMap Tools, pode ser uma estratégia útil para aumentar o nível de compreensão escrita dos alunos. A investigação teve como suporte teórico os princípios da abordagem de inglês para fins específicos, aprendizagem significativa, aprendizagem como um ato social e aprendizagem colaborativa.   
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/941
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/941/1049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100420227072