Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marília dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/938
Resumo: O estudo aqui relatado é parte de um projeto de pesquisa qualitativa sobre o uso de tarefas colaborativas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. A pesquisa examina o conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), entendido como o diálogo que constrói conhecimento por meio de uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de línguas. Os resultados sugerem que os alunos refletiram sobre a língua alvo, testaram hipóteses e reformularam sua produção, a fim de promover compreensão mútua no processo de aprendizagem. A interação estabelecida durante a produção do diálogo colaborativo estimulou a aprendizagem da língua estrangeira, visto que os aprendizes perceberam falhas linguísticas na língua alvo e procuraram soluções em conjunto. 
id UFMG-7_7157bc66767947e68ce2465d1923b88a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/938
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign languageO estudo aqui relatado é parte de um projeto de pesquisa qualitativa sobre o uso de tarefas colaborativas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. A pesquisa examina o conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), entendido como o diálogo que constrói conhecimento por meio de uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de línguas. Os resultados sugerem que os alunos refletiram sobre a língua alvo, testaram hipóteses e reformularam sua produção, a fim de promover compreensão mútua no processo de aprendizagem. A interação estabelecida durante a produção do diálogo colaborativo estimulou a aprendizagem da língua estrangeira, visto que os aprendizes perceberam falhas linguísticas na língua alvo e procuraram soluções em conjunto.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLima, Marília dos Santos2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/938Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/938/1046info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-13T02:18:30Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/938Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-08-13T02:18:30Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
title Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
spellingShingle Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
Lima, Marília dos Santos
title_short Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
title_full Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
title_fullStr Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
title_full_unstemmed Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
title_sort Collaborative tasks and learning occasions in English as a foreign language
author Lima, Marília dos Santos
author_facet Lima, Marília dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marília dos Santos
description O estudo aqui relatado é parte de um projeto de pesquisa qualitativa sobre o uso de tarefas colaborativas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil. A pesquisa examina o conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), entendido como o diálogo que constrói conhecimento por meio de uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de línguas. Os resultados sugerem que os alunos refletiram sobre a língua alvo, testaram hipóteses e reformularam sua produção, a fim de promover compreensão mútua no processo de aprendizagem. A interação estabelecida durante a produção do diálogo colaborativo estimulou a aprendizagem da língua estrangeira, visto que os aprendizes perceberam falhas linguísticas na língua alvo e procuraram soluções em conjunto. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/938
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/938/1046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101566320640