English as a foreign language students' tales of their language learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente |
id |
UFSC_e03200e8034b2f2d99c30e1decfcce13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94795 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Cleiton ConstantinoGil, Gloria2012-10-25T16:21:15Z2012-10-25T16:21:15Z20112011299788http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura CorrespondenteBearing in mind the recent research concern with individual lives, this study reports a biographical investigation of sixteen tertiary English as a Foreign Language (EFL) students from the state of Rio Grande do Norte/Brazil. The research study aims at capturing the specificities and complexities in the developmental processes of two groups eight undergraduates and eight graduates of EFL students. language learning approaches, in an attempt to understand (a) how they conceive their own English learning as well as (b) how they view themselves as English students. Both groups voiced their past English learning experiences in different settings through semi-structured interviews. Students. biographical accounts were organized into learning stories and analyzed through a narrative approach. Their accounts revealed that students. adopted learning approaches are particularly influenced by the impact of the different learning settings to which they have been exposed throughout their educational process. The research results indicate that the two sets of learning approaches seem to be highly concerned with (a) teacher-as-a-transmitter; (b) job-orientedness; (c) self-reliance; and (d) English-course-orientedness in the undergraduate group; and (e) book-centeredness; (f) self-effort; (g) teacher-reliance; and (h) reticence in the graduate group. The results also suggest that these approaches are flexible, fluid and subject to constant shifts, thus being capable to interweave among themselvesConsiderando pesquisas recentes que se preocupam com o estudo do indivíduo, este estudo relata uma investigação biográfica de dezesseis alunos universitários de Inglês do estado do Rio Grande do Norte/Brasil. O estudo objetiva capturar as especificidades e complexidades nos processos desenvolvimentais de dois grupos de alunos de Inglês como língua estrangeira: oito alunos de graduação e oito de especialização. Assim, a pesquisa tem o intuito de compreender (a) como esses alunos concebem suas próprias aprendizagens de Inglês e (b) como eles vêem a si próprios enquanto alunos de Inglês. Os dois grupos de alunos verbalizaram, por meio de entrevistas semi-estruturadas, suas experiências passadas com a aprendizagem de Inglês em diferentes contextos. A biografia dos alunos foi organizada em estórias de aprendizagem e analisadas sob uma abordagem narrativa. Essas biografias revelaram que as abordagens de aprendizagem adotadas pelos alunos são particularmente influenciadas pelo impacto dos diferentes contextos de aprendizagem sob os quais eles estiveram expostos durante o processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que os dois grupos de abordagens parecem estar altamente vinculados ao (a) professor-transmissor; (b) orientação para o trabalho; (c) auto-dependência; e (d) orientação para cursos de Inglês no grupo da graduação; e (e) centralização no livro; (f) auto-esforço; (g) dependência no professor; e (h) passividade no grupo da especialização. Os resultados também sugerem que essas abordagens são flexíveis, fluidas e sujeitas a mudanças constantes, e que, portanto, são capazes de se entrelaçarem uma com as outras174 p.| il., tabs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosEstudo de casosAprendizagemAvaliaçãoEnglish as a foreign language students' tales of their language learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL299788.pdfapplication/pdf1065529https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94795/1/299788.pdfbc17a1c151387e0176ccde03f29c3661MD51TEXT299788.pdf.txt299788.pdf.txtExtracted Texttext/plain307342https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94795/2/299788.pdf.txt6d8c6df717368c80fa26949d3f07fdcdMD52THUMBNAIL299788.pdf.jpg299788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg824https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94795/3/299788.pdf.jpg7eb9dddb9e9ab0c6d85554128c71f8c0MD53123456789/947952013-05-04 17:49:41.081oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:49:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
title |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
spellingShingle |
English as a foreign language students' tales of their language learning Oliveira, Cleiton Constantino Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Estudo de casos Aprendizagem Avaliação |
title_short |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
title_full |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
title_fullStr |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
title_full_unstemmed |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
title_sort |
English as a foreign language students' tales of their language learning |
author |
Oliveira, Cleiton Constantino |
author_facet |
Oliveira, Cleiton Constantino |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cleiton Constantino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Gloria |
contributor_str_mv |
Gil, Gloria |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Estudo de casos Aprendizagem Avaliação |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Estudo de casos Aprendizagem Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T16:21:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-25T16:21:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
299788 |
identifier_str_mv |
299788 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 p.| il., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94795/1/299788.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94795/2/299788.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94795/3/299788.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc17a1c151387e0176ccde03f29c3661 6d8c6df717368c80fa26949d3f07fdcd 7eb9dddb9e9ab0c6d85554128c71f8c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804970475094016 |