PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do PIBID de Inglês, objetivando analisar os processos de planejamento e prática docente desses professores. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente. Palavras-chave: Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. ABSTRACT This paper presents a research carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the PIBID-English, aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of Bakhtin's discourse analysis. The results point to the controversies between the ideal of teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity in a way to coincide. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to mediate more effectively the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices. Keywords: English Teaching initiation, PIBID-CAPES, Self-confrontation, Clinic of Activity; Discourse Analysis. |
id |
UFMG-7_78d8d367f42c9293ace054ed477d3948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12653 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITYProfessor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso.RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do PIBID de Inglês, objetivando analisar os processos de planejamento e prática docente desses professores. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente. Palavras-chave: Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. ABSTRACT This paper presents a research carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the PIBID-English, aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of Bakhtin's discourse analysis. The results point to the controversies between the ideal of teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity in a way to coincide. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to mediate more effectively the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices. Keywords: English Teaching initiation, PIBID-CAPES, Self-confrontation, Clinic of Activity; Discourse Analysis. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisIFPR-Campus Palmas, UTFPR-Pato BrancoConceição, Kátia Cilene Silva Santos2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653/1125612161http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1721http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1723Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12653Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
title |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
spellingShingle |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY Conceição, Kátia Cilene Silva Santos Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. |
title_short |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
title_full |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
title_fullStr |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
title_sort |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY |
author |
Conceição, Kátia Cilene Silva Santos |
author_facet |
Conceição, Kátia Cilene Silva Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IFPR-Campus Palmas, UTFPR-Pato Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Kátia Cilene Silva Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. |
topic |
Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. |
description |
RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do PIBID de Inglês, objetivando analisar os processos de planejamento e prática docente desses professores. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente. Palavras-chave: Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. ABSTRACT This paper presents a research carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the PIBID-English, aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of Bakhtin's discourse analysis. The results point to the controversies between the ideal of teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity in a way to coincide. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to mediate more effectively the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices. Keywords: English Teaching initiation, PIBID-CAPES, Self-confrontation, Clinic of Activity; Discourse Analysis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653/1125612161 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1721 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100467412992 |