PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Kátia Cilene Silva Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do PIBID de Inglês, objetivando analisar os processos de planejamento e prática docente desses professores. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente.   Palavras-chave: Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. ABSTRACT This paper presents a research carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the PIBID-English, aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of Bakhtin's discourse analysis. The results point to the controversies between the ideal of teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity in a way to coincide. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to mediate more effectively the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices. Keywords: English Teaching initiation, PIBID-CAPES, Self-confrontation, Clinic of Activity; Discourse Analysis. 
id UFMG-7_78d8d367f42c9293ace054ed477d3948
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12653
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITYProfessor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso.RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do PIBID de Inglês, objetivando analisar os processos de planejamento e prática docente desses professores. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente.   Palavras-chave: Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. ABSTRACT This paper presents a research carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the PIBID-English, aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of Bakhtin's discourse analysis. The results point to the controversies between the ideal of teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity in a way to coincide. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to mediate more effectively the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices. Keywords: English Teaching initiation, PIBID-CAPES, Self-confrontation, Clinic of Activity; Discourse Analysis. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisIFPR-Campus Palmas, UTFPR-Pato BrancoConceição, Kátia Cilene Silva Santos2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653/1125612161http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1721http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1723Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12653Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
title PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
spellingShingle PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
Conceição, Kátia Cilene Silva Santos
Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso.
title_short PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
title_full PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
title_fullStr PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
title_full_unstemmed PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
title_sort PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID-CAPES: UMA ABORDAGEM DO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AULAS POR MEIO DA CLÍNICA DA ATIVIDADE INITIAL TEACHING EDUCATION UNDER THE PIBID-CAPES: AN APPROACH OF CLASS PLANNING AND TEACHING PRACTICE THROUGH THE CLINIC OF ACTIVITY
author Conceição, Kátia Cilene Silva Santos
author_facet Conceição, Kátia Cilene Silva Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IFPR-Campus Palmas, UTFPR-Pato Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Kátia Cilene Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso.
topic Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso.
description RESUMO Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma dupla de professores em formação inicial no âmbito do PIBID de Inglês, objetivando analisar os processos de planejamento e prática docente desses professores. Para a realização do estudo foram utilizados a metodologia da Clínica da Atividade, o método da Autoconfrontação Simples e Cruzada e o aporte teórico da análise do discurso bakhtiniana. Os resultados apontam as controvérsias entre o ideal do fazer docente, no nível da teoria, e o real da prática, uma vez que a prescrição não equivale à realização de uma atividade de maneira a coincidirem. O estudo possibilitou o desenvolvimento do coletivo de trabalho do PIBID-Inglês por propiciar o reconhecimento de etapas da formação docente, um olhar clínico dos docentes para si e sua atividade, bem como a busca por estratégias para mediar de forma mais eficaz a aproximação do mundo da prescrição ao mundo da realização do trabalho docente.   Palavras-chave: Professor de inglês em Formação, PIBID-CAPES, Autoconfrontação Simples e Cruzada, Clínica da Atividade; Análise do Discurso. ABSTRACT This paper presents a research carried out with a pair of English teachers in Initial Teaching Education under the PIBID-English, aiming to analyze the planning processes and teaching practice of these teachers. To the development of the study we applied the methodology of the Clinic of Activity, the method of Simple and Crossed Self-Confrontation, and the theory of Bakhtin's discourse analysis. The results point to the controversies between the ideal of teaching, at the level of theoretical education, and the real practice, since the prescription does not amount to the performance of an activity in a way to coincide. The study allowed the development of the PIBID-English group work by favoring the identification of stages of teacher education, providing teachers with a clinical view of themselves and their activity, as well as the search for strategies to mediate more effectively the approximation of the world of prescription to the world of teaching practices. Keywords: English Teaching initiation, PIBID-CAPES, Self-confrontation, Clinic of Activity; Discourse Analysis. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12653/1125612161
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1721
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12653/1723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100467412992