Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miccoli, Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários.
id UFMG-7_84682c8e98aa2f8316371691aeaf6bf2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/785
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitáriasEste artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPorto, CristinaMiccoli, Laura2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785/887info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T22:15:34Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/785Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T22:15:34Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
title Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
spellingShingle Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
Porto, Cristina
title_short Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
title_full Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
title_fullStr Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
title_full_unstemmed Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
title_sort Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
author Porto, Cristina
author_facet Porto, Cristina
Miccoli, Laura
author_role author
author2 Miccoli, Laura
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Cristina
Miccoli, Laura
description Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785/887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102153523200