Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários. |
id |
UFMG-7_84682c8e98aa2f8316371691aeaf6bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/785 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitáriasEste artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPorto, CristinaMiccoli, Laura2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785/887info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-13T22:15:34Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/785Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-13T22:15:34Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
title |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
spellingShingle |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias Porto, Cristina |
title_short |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
title_full |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
title_fullStr |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
title_full_unstemmed |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
title_sort |
Avaliação em aulas de Letras/Inglês: as experiências de três professoras universitárias |
author |
Porto, Cristina |
author_facet |
Porto, Cristina Miccoli, Laura |
author_role |
author |
author2 |
Miccoli, Laura |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Cristina Miccoli, Laura |
description |
Este artigo apresenta um recorte de um estudo de caso de um semestre de duração com três professoras universitárias de Letras/inglês, atuando em contexto público da região norte do país. Com foco em suas experiências com a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, os seus depoimentos revelam sua compreensão, implementação e as influências que subjazem às avaliações que realizam. Os resultados explicitam suas experiências, evidenciam haver uma postura não documentada na literatura e corroboram resultados anteriores em contextos não universitários, revelando que a avaliação mantém-se como um desafio que precisa ser superado. As implicações remetem à urgência de uma reforma curricular para a inclusão de uma disciplina de avaliação na formação do futuro professor de Letras/inglês e em cursos de educação continuada, bem como para a importância de outras pesquisas com o mesmo foco em outros contextos universitários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/785/887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102153523200 |