Communication Strategies and Foreign Language Speech Production
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/790 |
Resumo: | Este estudo investiga a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desempenho oral em uma língua estrangeira (L2). Trinta participantes foram alocados em grupos de nível pré-intermediário, intermediário e avançado. A fluência oral dos participantes foi determinada por meio da velocidade de fala (LENNON, 1990). Três narrativas foram usadas para eliciar a produção oral em L2, em três sessões diferentes. A análise revelou que a relação entre estratégias de comunicação e fluência oral em L2, medida pela velocidade da fala, não é estatisticamente significante em nenhum dos níveis de proficiência. Finalmente, a análise revelou que a variável velocidade da fala parece não ser suficiente para examinar a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desenvolvimento da produção oral em L2. Para explicar os poucos exemplos de correlações estatisticamente significantes entre a velocidade da fala e tipos de estratégias de comunicação, é sugerido que, devido aos inúmeros fatores que afetam a fluência em outros aspectos de produção da fala sejam levados em consideração. Além disso, a natureza das tarefas propostas e a demanda cognitiva que essas tarefas exerceram podem ter contribuído para a aparentemente limitada melhora da produção oral dos participantes ao longo das sessões. |
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Communication Strategies and Foreign Language Speech ProductionEste estudo investiga a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desempenho oral em uma língua estrangeira (L2). Trinta participantes foram alocados em grupos de nível pré-intermediário, intermediário e avançado. A fluência oral dos participantes foi determinada por meio da velocidade de fala (LENNON, 1990). Três narrativas foram usadas para eliciar a produção oral em L2, em três sessões diferentes. A análise revelou que a relação entre estratégias de comunicação e fluência oral em L2, medida pela velocidade da fala, não é estatisticamente significante em nenhum dos níveis de proficiência. Finalmente, a análise revelou que a variável velocidade da fala parece não ser suficiente para examinar a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desenvolvimento da produção oral em L2. Para explicar os poucos exemplos de correlações estatisticamente significantes entre a velocidade da fala e tipos de estratégias de comunicação, é sugerido que, devido aos inúmeros fatores que afetam a fluência em outros aspectos de produção da fala sejam levados em consideração. Além disso, a natureza das tarefas propostas e a demanda cognitiva que essas tarefas exerceram podem ter contribuído para a aparentemente limitada melhora da produção oral dos participantes ao longo das sessões. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPrebianca, Gicele Vergine VieiraFortkamp, Mailce Borges Mota2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/790Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 7, No 2 (2007)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/790/892info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T03:03:46Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/790Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-18T03:03:46Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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