Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5807 |
Resumo: | Este texto reflete sobre a possível reinterpretação de fundamentos globais de perspectivas críticas de ensinar e aprender língua estrangeira/adicional em um contexto local de escola pública. As ações pedagógicas analisadas foram desenvolvidas nas aulas de inglês de duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental e fizeram parte das atividades de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O estudo aponta para o papel do agenciamento docente para que expectativas contemporâneas para o ensino de língua estrangeira/adicional (Schlatter; Garcez, 2012; Monte Mór, 2013a, 2013b) sejam vivenciadas no contexto escolar. |
id |
UFMG-7_85851f8efbb73f1a3aa72b82dbabd287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5807 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizadaEste texto reflete sobre a possível reinterpretação de fundamentos globais de perspectivas críticas de ensinar e aprender língua estrangeira/adicional em um contexto local de escola pública. As ações pedagógicas analisadas foram desenvolvidas nas aulas de inglês de duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental e fizeram parte das atividades de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O estudo aponta para o papel do agenciamento docente para que expectativas contemporâneas para o ensino de língua estrangeira/adicional (Schlatter; Garcez, 2012; Monte Mór, 2013a, 2013b) sejam vivenciadas no contexto escolar.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilvestre, Viviane Pires Viana2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5807Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5807/6753http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5807/414info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-20T13:16:37Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5807Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2015-02-20T13:16:37Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
title |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
spellingShingle |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada Silvestre, Viviane Pires Viana |
title_short |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
title_full |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
title_fullStr |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
title_sort |
Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional na escola: a relação entre perspectivas críticas e uma experiência prática localizada |
author |
Silvestre, Viviane Pires Viana |
author_facet |
Silvestre, Viviane Pires Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Viviane Pires Viana |
description |
Este texto reflete sobre a possível reinterpretação de fundamentos globais de perspectivas críticas de ensinar e aprender língua estrangeira/adicional em um contexto local de escola pública. As ações pedagógicas analisadas foram desenvolvidas nas aulas de inglês de duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental e fizeram parte das atividades de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O estudo aponta para o papel do agenciamento docente para que expectativas contemporâneas para o ensino de língua estrangeira/adicional (Schlatter; Garcez, 2012; Monte Mór, 2013a, 2013b) sejam vivenciadas no contexto escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5807 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5807/6753 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5807/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101001138176 |