A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829 |
Resumo: | Resumo: Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Palavras-chave: escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual.Abstract: From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Keywords: writing as work; undergraduate education; textual revision. |
id |
UFMG-7_871cebcbf90ee423e422b82d640bfbf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16829 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages andescrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revisionResumo: Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Palavras-chave: escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual.Abstract: From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Keywords: writing as work; undergraduate education; textual revision.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCiavolella, BrunoMenegassi, Renilson José2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-7871984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829/1125614214http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2691http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2692/*ref*/ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003./*ref*/BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006./*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 262-306./*ref*/BALSAN, S. F. S.; SOUZA, R. J. A escrita de cartas em sala de aula. Gláuks online. Viçosa, v. 16, n. 1, p. 12-31, 2016./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://bit.ly/2TVaxCi. Acesso em: 24 jun. 2021./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3j6khnP. Acesso em: 20 jan. 2018./*ref*/BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos: um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 117-126./*ref*/COSTA, C.; LOUSADA, E. G.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português: Ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015./*ref*/EVANGELISTA, A. A. M. et al. Professor-leitor, aluno-autor: reflexões sobre a avaliação do texto escolar. Cadernos Intermédio CEALE, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 1998./*ref*/FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M.L.T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991, p. 54-63./*ref*/GERALDI, J. W. O texto na sala de aula – leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984./*ref*/GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015. p. 165-182./*ref*/LEAL, L. F. V. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: VAL, M. G. C.; ROCHA, G. (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 53-67./*ref*/LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MENEGASSI, R. J. A internalização da escrita no ensino fundamental. In: ANTONIO, J. D; NAVARRO, P. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. Maringá: Eduem, 2009. p. 27-47./*ref*/MENEGASSI, R. J. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R.; GRECO, E. A.; GUIMARAES, T. B. (Org.). A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 71-102./*ref*/MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: MENEZES, C. L. (Org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016. p. 193-230./*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de Lingu@agem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045, 2016./*ref*/MENEGASSI, R. J.; LIMA, N. E. A contrapalavra em processos de revisão e de reescrita. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 3, p. 208-327, 2018./*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 19, n. 1, p. 107-124, 2019./*ref*/POLATO, A. D. M. A mediação do professor nas diferentes etapas da produção textual escrita. In: Encontro Interdisciplinar de Educação, 5., 2013, Campo Mourão. Anais […]. Campo Mourão: ABRAPEE, 2013. p. 1-12./*ref*/VOLOCHÍNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica (1926). In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 71-100.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T02:34:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16829Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-09-22T02:34:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
title |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
spellingShingle |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and Ciavolella, Bruno escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revision |
title_short |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
title_full |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
title_fullStr |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
title_full_unstemmed |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
title_sort |
A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and |
author |
Ciavolella, Bruno |
author_facet |
Ciavolella, Bruno Menegassi, Renilson José |
author_role |
author |
author2 |
Menegassi, Renilson José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciavolella, Bruno Menegassi, Renilson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revision |
topic |
escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revision |
description |
Resumo: Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Palavras-chave: escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual.Abstract: From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Keywords: writing as work; undergraduate education; textual revision. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829/1125614214 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2691 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2692 /*ref*/ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003. /*ref*/BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. /*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 262-306. /*ref*/BALSAN, S. F. S.; SOUZA, R. J. A escrita de cartas em sala de aula. Gláuks online. Viçosa, v. 16, n. 1, p. 12-31, 2016. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://bit.ly/2TVaxCi. Acesso em: 24 jun. 2021. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3j6khnP. Acesso em: 20 jan. 2018. /*ref*/BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos: um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 117-126. /*ref*/COSTA, C.; LOUSADA, E. G.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português: Ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. /*ref*/EVANGELISTA, A. A. M. et al. Professor-leitor, aluno-autor: reflexões sobre a avaliação do texto escolar. Cadernos Intermédio CEALE, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 1998. /*ref*/FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M.L.T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991, p. 54-63. /*ref*/GERALDI, J. W. O texto na sala de aula – leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. /*ref*/GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015. p. 165-182. /*ref*/LEAL, L. F. V. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: VAL, M. G. C.; ROCHA, G. (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 53-67. /*ref*/LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. /*ref*/MENEGASSI, R. J. A internalização da escrita no ensino fundamental. In: ANTONIO, J. D; NAVARRO, P. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. Maringá: Eduem, 2009. p. 27-47. /*ref*/MENEGASSI, R. J. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R.; GRECO, E. A.; GUIMARAES, T. B. (Org.). A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 71-102. /*ref*/MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: MENEZES, C. L. (Org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016. p. 193-230. /*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de Lingu@agem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045, 2016. /*ref*/MENEGASSI, R. J.; LIMA, N. E. A contrapalavra em processos de revisão e de reescrita. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 3, p. 208-327, 2018. /*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 19, n. 1, p. 107-124, 2019. /*ref*/POLATO, A. D. M. A mediação do professor nas diferentes etapas da produção textual escrita. In: Encontro Interdisciplinar de Educação, 5., 2013, Campo Mourão. Anais […]. Campo Mourão: ABRAPEE, 2013. p. 1-12. /*ref*/VOLOCHÍNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica (1926). In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 71-100. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102557224960 |