A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciavolella, Bruno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menegassi, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829
Resumo: Resumo: Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Palavras-chave: escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual.Abstract: From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Keywords: writing as work; undergraduate education; textual revision.
id UFMG-7_871cebcbf90ee423e422b82d640bfbf1
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16829
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages andescrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revisionResumo: Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Palavras-chave: escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual.Abstract: From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Keywords: writing as work; undergraduate education; textual revision.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCiavolella, BrunoMenegassi, Renilson José2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-7871984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829/1125614214http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2691http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2692/*ref*/ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003./*ref*/BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006./*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 262-306./*ref*/BALSAN, S. F. S.; SOUZA, R. J. A escrita de cartas em sala de aula. Gláuks online. Viçosa, v. 16, n. 1, p. 12-31, 2016./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://bit.ly/2TVaxCi. Acesso em: 24 jun. 2021./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3j6khnP. Acesso em: 20 jan. 2018./*ref*/BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos: um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 117-126./*ref*/COSTA, C.; LOUSADA, E. G.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português: Ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015./*ref*/EVANGELISTA, A. A. M. et al. Professor-leitor, aluno-autor: reflexões sobre a avaliação do texto escolar. Cadernos Intermédio CEALE, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 1998./*ref*/FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M.L.T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991, p. 54-63./*ref*/GERALDI, J. W. O texto na sala de aula – leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984./*ref*/GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015. p. 165-182./*ref*/LEAL, L. F. V. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: VAL, M. G. C.; ROCHA, G. (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 53-67./*ref*/LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986./*ref*/MENEGASSI, R. J. A internalização da escrita no ensino fundamental. In: ANTONIO, J. D; NAVARRO, P. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. Maringá: Eduem, 2009. p. 27-47./*ref*/MENEGASSI, R. J. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R.; GRECO, E. A.; GUIMARAES, T. B. (Org.). A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 71-102./*ref*/MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: MENEZES, C. L. (Org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016. p. 193-230./*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de Lingu@agem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045, 2016./*ref*/MENEGASSI, R. J.; LIMA, N. E. A contrapalavra em processos de revisão e de reescrita. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 3, p. 208-327, 2018./*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 19, n. 1, p. 107-124, 2019./*ref*/POLATO, A. D. M. A mediação do professor nas diferentes etapas da produção textual escrita. In: Encontro Interdisciplinar de Educação, 5., 2013, Campo Mourão. Anais […]. Campo Mourão: ABRAPEE, 2013. p. 1-12./*ref*/VOLOCHÍNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica (1926). In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 71-100.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T02:34:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16829Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-09-22T02:34:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
title A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
spellingShingle A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
Ciavolella, Bruno
escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revision
title_short A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
title_full A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
title_fullStr A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
title_full_unstemmed A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
title_sort A escrita como trabalho em atividades de revisão textual na formação docente inicial em Letras / Writing as work in activities of textual review in undergraduate courses of Languages and
author Ciavolella, Bruno
author_facet Ciavolella, Bruno
Menegassi, Renilson José
author_role author
author2 Menegassi, Renilson José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciavolella, Bruno
Menegassi, Renilson José
dc.subject.por.fl_str_mv escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revision
topic escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual; writing as work; undergraduate education; textual revision
description Resumo: Este artigo busca compreender como os pressupostos teórico-metodológicos da concepção de escrita como trabalho são refletidos em atividades de revisão textual por docentes em formação inicial em Letras. Pauta-se na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da concepção de escrita como trabalho. A pesquisa tem por contexto o curso de Letras de uma universidade pública paranaense. O corpus é constituído por atividade de revisão textual realizada por docentes em formação inicial. As revisões produzidas foram classificadas em três grupos: (1) reconhecimento somente de problemas gramaticais significativos; (2) reconhecimento incipientemente das condições de produção e/ou do gênero discursivo, além da dimensão gramatical; (3) atendimento integral aos pressupostos da escrita como trabalho. Aponta-se que não houve uma relação direta entre o estudo dos aportes teóricos e sua aplicação.Palavras-chave: escrita como trabalho; formação docente inicial; revisão textual.Abstract: From a dialogical conception of language and considering the postulates of writing as work, this article aims to comprehend how activities of textual review applied to undergraduate courses of Language and Literature reflect theoretical-methodological assumptions of the concept of writing as work. This study comprises textual review activities applied by professors of the undergraduate course of Languages and Literature in a public university of the State of Paraná. Activities were classified into three groups: 1) recognizing significant grammatical errors; 2) recognizing contexts of production and/or discursive genre, beyond the grammatical dimension; 3) fully conforming to the assumptions of writing as work. The results indicate no direct correlation between studying theoretical contributions and consistently applying them on activities.Keywords: writing as work; undergraduate education; textual revision.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16829/1125614214
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2691
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16829/2692
/*ref*/ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
/*ref*/BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
/*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 262-306.
/*ref*/BALSAN, S. F. S.; SOUZA, R. J. A escrita de cartas em sala de aula. Gláuks online. Viçosa, v. 16, n. 1, p. 12-31, 2016.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa: 5ª a 8ª Série. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://bit.ly/2TVaxCi. Acesso em: 24 jun. 2021.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3j6khnP. Acesso em: 20 jan. 2018.
/*ref*/BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos: um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 117-126.
/*ref*/COSTA, C.; LOUSADA, E. G.; MARCHETTI, G.; SOARES, J. J. B. Para viver juntos: português: Ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
/*ref*/EVANGELISTA, A. A. M. et al. Professor-leitor, aluno-autor: reflexões sobre a avaliação do texto escolar. Cadernos Intermédio CEALE, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 1998.
/*ref*/FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M.L.T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991, p. 54-63.
/*ref*/GERALDI, J. W. O texto na sala de aula – leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
/*ref*/GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015. p. 165-182.
/*ref*/LEAL, L. F. V. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In: VAL, M. G. C.; ROCHA, G. (Org.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 53-67.
/*ref*/LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
/*ref*/MENEGASSI, R. J. A internalização da escrita no ensino fundamental. In: ANTONIO, J. D; NAVARRO, P. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguística e de análise textual e discursiva. Maringá: Eduem, 2009. p. 27-47.
/*ref*/MENEGASSI, R. J. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R.; GRECO, E. A.; GUIMARAES, T. B. (Org.). A produção textual e o ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 71-102.
/*ref*/MENEGASSI, R. J. A escrita como trabalho na sala de aula. In: MENEZES, C. L. (Org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016. p. 193-230.
/*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de Lingu@agem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1019-1045, 2016.
/*ref*/MENEGASSI, R. J.; LIMA, N. E. A contrapalavra em processos de revisão e de reescrita. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 3, p. 208-327, 2018.
/*ref*/MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 19, n. 1, p. 107-124, 2019.
/*ref*/POLATO, A. D. M. A mediação do professor nas diferentes etapas da produção textual escrita. In: Encontro Interdisciplinar de Educação, 5., 2013, Campo Mourão. Anais […]. Campo Mourão: ABRAPEE, 2013. p. 1-12.
/*ref*/VOLOCHÍNOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica (1926). In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 71-100.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 761-787
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102557224960