Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duboc, Ana Paula Martinez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/932
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global. 
id UFMG-7_95de149c41d3cda3ca8068883977fbc2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/932
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globaisEste artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisDuboc, Ana Paula Martinez2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/932Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/932/1041info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T21:59:14Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/932Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T21:59:14Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
title Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
spellingShingle Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
Duboc, Ana Paula Martinez
title_short Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
title_full Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
title_fullStr Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
title_full_unstemmed Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
title_sort Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais
author Duboc, Ana Paula Martinez
author_facet Duboc, Ana Paula Martinez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duboc, Ana Paula Martinez
description Este artigo propõe uma reflexão acerca de propostas curriculares para o ensino de língua inglesa na educação básica brasileira diante das recentes transformações das sociedades contemporâneas, assumindo como aporte teórico as novas teorias de letramento. A escolha justifica-se porque tais teorias têm apresentado interessantes reconceituações de conhecimento, de língua e de pedagogia. O artigo analisará duas propostas curriculares produzidas em diferentes escalas. Primeiramente, o trabalho buscará investigar as bases epistemológicas que fundamentam ambos os documentos, para, em seguida, expandir a reflexão sob o ponto de vista das demandas trazidas pela globalização, com ênfase para o embate entre local e global. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/932
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/932/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100368846848