REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090 |
Resumo: | O artigo reflexivo origina-se de contexto formativo de professores em vista da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul a partir do ano de 2011. Entre os muitos pontos interrogados pela reestruturação estão o PPP e o PPC das escolas. A escrita estruturase apresentando, inicialmente, uma breve discussão sobre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da Escola. Na sequência, discute-se a organização curricular a partir das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares e para quais rupturas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas apontam. A pesquisa, como princípio educativo, abre possibilidades para um diálogo interdisciplinar. |
id |
UNEMAT-5_4a06dc0f069f049242154900c6572338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1090 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARESCurrículoáreas do conhecimentointerdisciplinaridadepesquisaO artigo reflexivo origina-se de contexto formativo de professores em vista da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul a partir do ano de 2011. Entre os muitos pontos interrogados pela reestruturação estão o PPP e o PPC das escolas. A escrita estruturase apresentando, inicialmente, uma breve discussão sobre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da Escola. Na sequência, discute-se a organização curricular a partir das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares e para quais rupturas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas apontam. A pesquisa, como princípio educativo, abre possibilidades para um diálogo interdisciplinar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 99-1142178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090/1184Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, MartinZilli, Gilvane Teresinha Savariz2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1090Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
title |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
spellingShingle |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES Kuhn, Martin Currículo áreas do conhecimento interdisciplinaridade pesquisa |
title_short |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
title_full |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
title_fullStr |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
title_full_unstemmed |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
title_sort |
REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES |
author |
Kuhn, Martin |
author_facet |
Kuhn, Martin Zilli, Gilvane Teresinha Savariz |
author_role |
author |
author2 |
Zilli, Gilvane Teresinha Savariz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Martin Zilli, Gilvane Teresinha Savariz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo áreas do conhecimento interdisciplinaridade pesquisa |
topic |
Currículo áreas do conhecimento interdisciplinaridade pesquisa |
description |
O artigo reflexivo origina-se de contexto formativo de professores em vista da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul a partir do ano de 2011. Entre os muitos pontos interrogados pela reestruturação estão o PPP e o PPC das escolas. A escrita estruturase apresentando, inicialmente, uma breve discussão sobre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da Escola. Na sequência, discute-se a organização curricular a partir das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares e para quais rupturas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas apontam. A pesquisa, como princípio educativo, abre possibilidades para um diálogo interdisciplinar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090/1184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 99-114 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459371376640 |