REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Martin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zilli, Gilvane Teresinha Savariz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090
Resumo: O artigo reflexivo origina-se de contexto formativo de professores em vista da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul a partir do ano de 2011. Entre os muitos pontos interrogados pela reestruturação estão o PPP e o PPC das escolas. A escrita estruturase apresentando, inicialmente, uma breve discussão sobre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da Escola. Na sequência, discute-se a organização curricular a partir das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares e para quais rupturas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas apontam. A pesquisa, como princípio educativo, abre possibilidades para um diálogo interdisciplinar.
id UNEMAT-5_4a06dc0f069f049242154900c6572338
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1090
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARESCurrículoáreas do conhecimentointerdisciplinaridadepesquisaO artigo reflexivo origina-se de contexto formativo de professores em vista da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul a partir do ano de 2011. Entre os muitos pontos interrogados pela reestruturação estão o PPP e o PPC das escolas. A escrita estruturase apresentando, inicialmente, uma breve discussão sobre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da Escola. Na sequência, discute-se a organização curricular a partir das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares e para quais rupturas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas apontam. A pesquisa, como princípio educativo, abre possibilidades para um diálogo interdisciplinar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 99-1142178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090/1184Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, MartinZilli, Gilvane Teresinha Savariz2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1090Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
title REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
spellingShingle REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
Kuhn, Martin
Currículo
áreas do conhecimento
interdisciplinaridade
pesquisa
title_short REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
title_full REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
title_fullStr REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
title_full_unstemmed REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
title_sort REDESENHO CURRICULAR: ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES
author Kuhn, Martin
author_facet Kuhn, Martin
Zilli, Gilvane Teresinha Savariz
author_role author
author2 Zilli, Gilvane Teresinha Savariz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Martin
Zilli, Gilvane Teresinha Savariz
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
áreas do conhecimento
interdisciplinaridade
pesquisa
topic Currículo
áreas do conhecimento
interdisciplinaridade
pesquisa
description O artigo reflexivo origina-se de contexto formativo de professores em vista da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul a partir do ano de 2011. Entre os muitos pontos interrogados pela reestruturação estão o PPP e o PPC das escolas. A escrita estruturase apresentando, inicialmente, uma breve discussão sobre o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da Escola. Na sequência, discute-se a organização curricular a partir das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares e para quais rupturas epistemológicas, pedagógicas e metodológicas apontam. A pesquisa, como princípio educativo, abre possibilidades para um diálogo interdisciplinar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1090/1184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 99-114
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459371376640