PODE SER... PODERIA SER... O USO NEM SEMPRE CRITERIOSO DE MODALIZAÇÕES NA ESCRITA ACADÊMICA. PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5165 |
Resumo: | Objetiva-se, neste artigo,discutir, com base na teoria linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985, 1994;Halliday e Matthiessen, 2004); na teoria da Avaliatividade (Martin, 2000;Martin e White, 2005; White, 2010), mais especificamente no sistema de Engajamento;e na perspectiva de Hengeveld (1988, 1989, 2004) sobre modalidade, o uso, porautores mestrandos e doutorandos em Letras/Linguística, da modalidade realizadapelo verbo “poder” e suas formasderivadas, na construção de estratégias discursivas. Considerou-se um corpusde 40 teses e 40 dissertações produzidas entre 2008 e 2011, coletadas de sitesde universidades brasileiras públicas e privadas. Os resultados revelaramausência de critério na escolha do recurso de modalidade com o modal “poder”, indicando responsabilidade orado autor do texto, ora dos autores por ele citados, deixando, porém,transparecer diferentes significados em função de sua relação com outroselementos do discurso e do contexto. |
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PODE SER... PODERIA SER... O USO NEM SEMPRE CRITERIOSO DE MODALIZAÇÕES NA ESCRITA ACADÊMICA. PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONALObjetiva-se, neste artigo,discutir, com base na teoria linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985, 1994;Halliday e Matthiessen, 2004); na teoria da Avaliatividade (Martin, 2000;Martin e White, 2005; White, 2010), mais especificamente no sistema de Engajamento;e na perspectiva de Hengeveld (1988, 1989, 2004) sobre modalidade, o uso, porautores mestrandos e doutorandos em Letras/Linguística, da modalidade realizadapelo verbo “poder” e suas formasderivadas, na construção de estratégias discursivas. Considerou-se um corpusde 40 teses e 40 dissertações produzidas entre 2008 e 2011, coletadas de sitesde universidades brasileiras públicas e privadas. Os resultados revelaramausência de critério na escolha do recurso de modalidade com o modal “poder”, indicando responsabilidade orado autor do texto, ora dos autores por ele citados, deixando, porém,transparecer diferentes significados em função de sua relação com outroselementos do discurso e do contexto.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqNinin, Maria Otilia Guimarães2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5165Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5165/214http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5165/215porinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T13:50:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5165Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-05-23T13:50:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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