Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103701
Resumo: A arte contemporânea apresenta-se como palco de experimentações e intensificação de estratégias de elaboração estética que promovem o questionamento e a problematização do fazer artístico. Dentre os inúmeros recursos que engendram esse desafio, destaca-se aqui a gaucherie, procedimento discutido pelo crítico Roland Barthes e que atua com um viés crítico e irônico, atribuindo ao objeto artístico um proposital aspecto de “rebaixamento”, ou, como o prório nome sugere, um caráter de “desvio” por ser “canhoto”, “torto”, e, por extensão, aparentemente “desajustado”, “mal feito”. Nesse sentido, esta tese discute especificamente o funcionamento da gaucherie na literatura, buscando evidenciar que essa sensação de “desvio” ou “rebaixamento” é atingida a partir de um trabalho com a linguagem calcado na exploração da fala coloquial, do discurso do senso comum, de imagens que assimilam as categorias contra-sublimes, como o grotesco, o kitsch, o mau gosto e as manifestações do riso (comicidade, paródia, carnavalização), dentre outros recursos. Para tanto, são analisados textos dos autores brasileiros Dalton Trevisan e Hilda Hilst, e dos portugueses José Cardoso Pires e Adília Lopes. Tais obras revelam tratar-se de um procedimento marcado pela extrema consciência na inserção desses aspectos, o que culmina em um movimento autorreferencial, pois a obra expõe à discussão o seus próprios mecanismos de construção. Com isso, são gerados curiosos efeitos de ironia, visto que o texto convida o leitor a lançar um olhar crítico e sintonizado com o modo peculiar como essas produções leem a própria arte, relativizando as noções pré-concebidas acerca do fazer literário
id UNSP_69028aa65977942c89b6194144b26788
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103701
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneosLiteratura comparada - Brasileira e portuguesa - História e críticaEscritores contemporâneos - Crítica e interpretaçãoContemporary literatureGaucherieCounter-sublime categoriesIronySelf- awareness and auto-referentialityBrazilian literature and Portuguese literatureA arte contemporânea apresenta-se como palco de experimentações e intensificação de estratégias de elaboração estética que promovem o questionamento e a problematização do fazer artístico. Dentre os inúmeros recursos que engendram esse desafio, destaca-se aqui a gaucherie, procedimento discutido pelo crítico Roland Barthes e que atua com um viés crítico e irônico, atribuindo ao objeto artístico um proposital aspecto de “rebaixamento”, ou, como o prório nome sugere, um caráter de “desvio” por ser “canhoto”, “torto”, e, por extensão, aparentemente “desajustado”, “mal feito”. Nesse sentido, esta tese discute especificamente o funcionamento da gaucherie na literatura, buscando evidenciar que essa sensação de “desvio” ou “rebaixamento” é atingida a partir de um trabalho com a linguagem calcado na exploração da fala coloquial, do discurso do senso comum, de imagens que assimilam as categorias contra-sublimes, como o grotesco, o kitsch, o mau gosto e as manifestações do riso (comicidade, paródia, carnavalização), dentre outros recursos. Para tanto, são analisados textos dos autores brasileiros Dalton Trevisan e Hilda Hilst, e dos portugueses José Cardoso Pires e Adília Lopes. Tais obras revelam tratar-se de um procedimento marcado pela extrema consciência na inserção desses aspectos, o que culmina em um movimento autorreferencial, pois a obra expõe à discussão o seus próprios mecanismos de construção. Com isso, são gerados curiosos efeitos de ironia, visto que o texto convida o leitor a lançar um olhar crítico e sintonizado com o modo peculiar como essas produções leem a própria arte, relativizando as noções pré-concebidas acerca do fazer literárioComtenporary Art presents itself as a stage for experimentations and intensification of strategies of aesthetic elaboration that promote the questioning of artistic manifestation and make it problematic. Among the innumerable resources that engender this challenge, here we emphasize gaucherie, a procedure that is discussed by the critic Roland Barthes and acts as a critical and ironic bias, attributing to the artistic object an intentional aspect of “lowering”, or, as the name itself suggests, a character of “deviation” because it is “left-handed”, “crooked”, and, by extension, apparently “maladjusted”, “rough”. Accordingly, this thesis specifically discusses how gaucherie works in literature, trying to make evident that this sensation of “deviation” or “lowering” is achieved as a result of a work with language based on the exploration of colloquial speech, the common sense discourse, images that assimilate the counter-sublime categories, such as the grotesque, kitsch, bad taste and the manifestations of laughter (comicality, parody, carnivalization), among other resources. In order to do so, texts written by the Brazilian authors Dalton Trevisan and Hilda Hilst and by the Portuguese authors José Cardoso Pires and Adília Lopes are analyzed. Such literary works reveal it is a process marked by the extreme awareness in the insertion of these aspects, which culminates in a self-referential movement, for the literary work introduces to discussion its own construction mechanisms. Thus, curious effects of irony are created, given that the text invites the reader to cast a critical eye to it, a critical look that is in tune with the peculiar way in which these productions read their own art, making relative the preconceived notions about literary manifestationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]2014-06-11T19:32:49Z2014-06-11T19:32:49Z2010-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 f. : il. color.application/pdfALEIXO, Olinda Cristina Martins. Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos. 2010. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103701000624001aleixo_ocm_dr_sjrp.pdf33004153015P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T06:05:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:05:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
title Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
spellingShingle Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]
Literatura comparada - Brasileira e portuguesa - História e crítica
Escritores contemporâneos - Crítica e interpretação
Contemporary literature
Gaucherie
Counter-sublime categories
Irony
Self- awareness and auto-referentiality
Brazilian literature and Portuguese literature
title_short Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
title_full Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
title_fullStr Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
title_full_unstemmed Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
title_sort Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos
author Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]
author_facet Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piteri, Sônia Helena de Oliveira Raymundo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleixo, Olinda Cristina Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura comparada - Brasileira e portuguesa - História e crítica
Escritores contemporâneos - Crítica e interpretação
Contemporary literature
Gaucherie
Counter-sublime categories
Irony
Self- awareness and auto-referentiality
Brazilian literature and Portuguese literature
topic Literatura comparada - Brasileira e portuguesa - História e crítica
Escritores contemporâneos - Crítica e interpretação
Contemporary literature
Gaucherie
Counter-sublime categories
Irony
Self- awareness and auto-referentiality
Brazilian literature and Portuguese literature
description A arte contemporânea apresenta-se como palco de experimentações e intensificação de estratégias de elaboração estética que promovem o questionamento e a problematização do fazer artístico. Dentre os inúmeros recursos que engendram esse desafio, destaca-se aqui a gaucherie, procedimento discutido pelo crítico Roland Barthes e que atua com um viés crítico e irônico, atribuindo ao objeto artístico um proposital aspecto de “rebaixamento”, ou, como o prório nome sugere, um caráter de “desvio” por ser “canhoto”, “torto”, e, por extensão, aparentemente “desajustado”, “mal feito”. Nesse sentido, esta tese discute especificamente o funcionamento da gaucherie na literatura, buscando evidenciar que essa sensação de “desvio” ou “rebaixamento” é atingida a partir de um trabalho com a linguagem calcado na exploração da fala coloquial, do discurso do senso comum, de imagens que assimilam as categorias contra-sublimes, como o grotesco, o kitsch, o mau gosto e as manifestações do riso (comicidade, paródia, carnavalização), dentre outros recursos. Para tanto, são analisados textos dos autores brasileiros Dalton Trevisan e Hilda Hilst, e dos portugueses José Cardoso Pires e Adília Lopes. Tais obras revelam tratar-se de um procedimento marcado pela extrema consciência na inserção desses aspectos, o que culmina em um movimento autorreferencial, pois a obra expõe à discussão o seus próprios mecanismos de construção. Com isso, são gerados curiosos efeitos de ironia, visto que o texto convida o leitor a lançar um olhar crítico e sintonizado com o modo peculiar como essas produções leem a própria arte, relativizando as noções pré-concebidas acerca do fazer literário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-09
2014-06-11T19:32:49Z
2014-06-11T19:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALEIXO, Olinda Cristina Martins. Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos. 2010. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/103701
000624001
aleixo_ocm_dr_sjrp.pdf
33004153015P2
identifier_str_mv ALEIXO, Olinda Cristina Martins. Modalizações da gaucherie em autores brasileiros e portugueses contemporâneos. 2010. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.
000624001
aleixo_ocm_dr_sjrp.pdf
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/103701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649514745102336