Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Ana Sílvia Moço
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889
Resumo: Neste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas degramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estadode São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de línguaportuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativade não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando ametodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração eanálise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovaçãoproduzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividadese práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar suaprática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação.
id UFMG-7_98d45143c72c6d8102948c5d068d0761
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/889
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aulaNeste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas degramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estadode São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de línguaportuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativade não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando ametodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração eanálise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovaçãoproduzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividadese práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar suaprática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisAparício, Ana Sílvia Moço2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889/985info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/889Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
title Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
spellingShingle Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
Aparício, Ana Sílvia Moço
title_short Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
title_full Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
title_fullStr Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
title_full_unstemmed Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
title_sort Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
author Aparício, Ana Sílvia Moço
author_facet Aparício, Ana Sílvia Moço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, Ana Sílvia Moço
description Neste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas degramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estadode São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de línguaportuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativade não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando ametodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração eanálise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovaçãoproduzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividadese práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar suaprática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889/985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100968632320