Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas degramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estadode São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de línguaportuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativade não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando ametodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração eanálise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovaçãoproduzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividadese práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar suaprática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação. |
id |
UFMG-7_98d45143c72c6d8102948c5d068d0761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/889 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aulaNeste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas degramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estadode São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de línguaportuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativade não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando ametodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração eanálise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovaçãoproduzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividadese práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar suaprática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisAparício, Ana Sílvia Moço2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889/985info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/889Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
title |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
spellingShingle |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula Aparício, Ana Sílvia Moço |
title_short |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
title_full |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
title_fullStr |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
title_sort |
Modos individuais e coletivos de produzir a inovação no ensino de gramática em sala de aula |
author |
Aparício, Ana Sílvia Moço |
author_facet |
Aparício, Ana Sílvia Moço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparício, Ana Sílvia Moço |
description |
Neste artigo, apresentamos como a inovação é produzida em aulas degramática de sete professores da rede pública estadual da região noroeste do estadode São Paulo que estão buscando transformar sua prática de ensino de línguaportuguesa. Mobilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, na tentativade não reduzir e não fragmentar nosso objeto de investigação e utilizando ametodologia qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, para a geração eanálise dos dados, constatamos que, embora os diferentes modos de inovaçãoproduzidos nas aulas analisadas sejam constituídos por uma interrelação de atividadese práticas múltiplas e heterogêneas, os professores que estão tentando inovar suaprática produzem algumas respostas comuns às demandas de inovação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/889/985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100968632320 |