AQUISIÇÃO DE ESCRITA POR ALUNOS SURDOS: A CATEGORIA ASPECTUAL COMO UM EXEMPLO DO PROCESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finau, Rossana Aparecida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Finau, Rossana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5579
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a formação de interlíngua no processo de aquisição de escrita da Língua Portuguesa por alunos surdos tomando como elemento de análise a categoria aspectual. Para tanto, são considerados os trabalhos de Jake (1998), White (2003),  Ilari (1997), Castilho (1995), entre outros. Os resultados da investigação indicam a formação da interlíngua no processo de aquisição de segunda língua, bem como a influência do período em que os alunos entraram em contato com a Libras para organização gramatical da língua alvo. Esses resultados permitem apontar a hipótese de que é importante que os alunos surdos tenham acesso à escrita da língua de sinais como apoio para a aprendizagem da modalidade escrita da oral.
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