A escrita nas práticas de letramento acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Marildes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/868
Resumo: São inúmeros os trabalhos sobre o ensino-aprendizagem da escrita noensino fundamental e médio. No entanto, a escrita acadêmica ainda não temrecebido a merecida atenção, no Brasil. Serão analisados aqui alguns elementospróprios das condições de produção de escrita de alunos de um curso de graduação.A concepção bakhtiniana, para a qual o domínio de um gênero é umcomportamento social, articulada com uma abordagem etnográfica, delineia oreferencial teórico-metodológico principal. Abordar o texto etnograficamentesignifica tratá-lo como um traço ou um elemento de uma situação social, queinclui igualmente os valores, regras, significados e atitudes, assim como modelosde comportamento dos participantes da interação. Conclui-se que o envolvimentoda universidade com o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica demandapesquisas sobre habilidades e competências linguísticas e também sobrefundamentos e estratégias que permitam refazer princípios e crenças que têmlevado nossos alunos a uma relação “tímida”, “deficiente”, “inadequada” e tensacom as práticas acadêmicas letradas.
id UFMG-7_a2bd51878a891c79d8bebb97ae70c7a2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/868
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A escrita nas práticas de letramento acadêmicoSão inúmeros os trabalhos sobre o ensino-aprendizagem da escrita noensino fundamental e médio. No entanto, a escrita acadêmica ainda não temrecebido a merecida atenção, no Brasil. Serão analisados aqui alguns elementospróprios das condições de produção de escrita de alunos de um curso de graduação.A concepção bakhtiniana, para a qual o domínio de um gênero é umcomportamento social, articulada com uma abordagem etnográfica, delineia oreferencial teórico-metodológico principal. Abordar o texto etnograficamentesignifica tratá-lo como um traço ou um elemento de uma situação social, queinclui igualmente os valores, regras, significados e atitudes, assim como modelosde comportamento dos participantes da interação. Conclui-se que o envolvimentoda universidade com o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica demandapesquisas sobre habilidades e competências linguísticas e também sobrefundamentos e estratégias que permitam refazer princípios e crenças que têmlevado nossos alunos a uma relação “tímida”, “deficiente”, “inadequada” e tensacom as práticas acadêmicas letradas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMarinho, Marildes2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/868Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/868/965info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T16:49:21Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/868Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T16:49:21Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita nas práticas de letramento acadêmico
title A escrita nas práticas de letramento acadêmico
spellingShingle A escrita nas práticas de letramento acadêmico
Marinho, Marildes
title_short A escrita nas práticas de letramento acadêmico
title_full A escrita nas práticas de letramento acadêmico
title_fullStr A escrita nas práticas de letramento acadêmico
title_full_unstemmed A escrita nas práticas de letramento acadêmico
title_sort A escrita nas práticas de letramento acadêmico
author Marinho, Marildes
author_facet Marinho, Marildes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Marildes
description São inúmeros os trabalhos sobre o ensino-aprendizagem da escrita noensino fundamental e médio. No entanto, a escrita acadêmica ainda não temrecebido a merecida atenção, no Brasil. Serão analisados aqui alguns elementospróprios das condições de produção de escrita de alunos de um curso de graduação.A concepção bakhtiniana, para a qual o domínio de um gênero é umcomportamento social, articulada com uma abordagem etnográfica, delineia oreferencial teórico-metodológico principal. Abordar o texto etnograficamentesignifica tratá-lo como um traço ou um elemento de uma situação social, queinclui igualmente os valores, regras, significados e atitudes, assim como modelosde comportamento dos participantes da interação. Conclui-se que o envolvimentoda universidade com o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica demandapesquisas sobre habilidades e competências linguísticas e também sobrefundamentos e estratégias que permitam refazer princípios e crenças que têmlevado nossos alunos a uma relação “tímida”, “deficiente”, “inadequada” e tensacom as práticas acadêmicas letradas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/868
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/868/965
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099891744768