Práticas de escrita em Ciências Biológicas: letramentos acadêmicos (re)contextualizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Colaço, Silvania Faccin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6751
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar interações de estudantes em práticas escritas de letramentos acadêmicos, a fim de caracterizar como ocorrem (trans)formações de identidades docentes. A abordagem metodológica é qualitativa, com análise da fala de dois sujeitos participantes do PIBID, de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A análise é realizada pelas marcas discursivas na voz dos sujeitos – em diários, entrevistas e seminários avaliativos – como indicativas do papel dos estudantes diante de novas práticas de letramento. A base teórica ancora-se nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995), com abordagem nos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998, 2006; LILLIS, 1999, 2001, 2003; FIAD, 2011; FISCHER, 2007, 2010, 2015), considerando-se questões de valor, identidade e poder do grupo social. Além disso, abordam-se os estudos voltados à formação de identidades (BAUMAN, 2005; HALL, 2011, 2012) e sobre a teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2011). As análises evidenciam os modos de interação em práticas de letramento do Pibid, buscando-se estabelecer relações com produções escritas realizadas pelos sujeitos. Os resultados mostram que a interação na sala de aula da Educação Básica possibilita a constituição da identidade profissional na (trans)formação do ser aluno para o ser professor.
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