MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vânia Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Antonia Dilamar, Aragão, Cleudene de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909
Resumo: Este artigo discute a promoção de multiletramentos - digital, visual e crítico - em atividades de leitura multimodais, disponíveis em sítios eletrônicos, fazendo um contraponto entre teorias que discutem multimodalidade e multiletramentos, tais como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996), os multiletramentos (Coracini, 2005; Oliveira, 2006), a leitura de hipertexto (Xavier, 2005); e as práticas pedagógicas identificadas nas instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades online, a fim de diagnosticar uma possível congruência entre aquelas teorias e materiais didáticos em meio digital voltados para a prática da habilidade de leitura de textos em língua inglesa. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e o ensino de multiletramentos.
id UFMG-7_a452fa32bda567067124fa83d4515129
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9909
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digitalMultimodalidade; Multiletramentos; HipertextoEste artigo discute a promoção de multiletramentos - digital, visual e crítico - em atividades de leitura multimodais, disponíveis em sítios eletrônicos, fazendo um contraponto entre teorias que discutem multimodalidade e multiletramentos, tais como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996), os multiletramentos (Coracini, 2005; Oliveira, 2006), a leitura de hipertexto (Xavier, 2005); e as práticas pedagógicas identificadas nas instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades online, a fim de diagnosticar uma possível congruência entre aquelas teorias e materiais didáticos em meio digital voltados para a prática da habilidade de leitura de textos em língua inglesa. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e o ensino de multiletramentos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESFAPEPIBarbosa, Vânia SoaresAraújo, Antonia DilamarAragão, Cleudene de Oliveira2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1099http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1100http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1102http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1103http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1104Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-26T11:43:48Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9909Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-11-26T11:43:48Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
title MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
spellingShingle MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
Barbosa, Vânia Soares
Multimodalidade; Multiletramentos; Hipertexto
title_short MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
title_full MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
title_fullStr MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
title_full_unstemmed MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
title_sort MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
author Barbosa, Vânia Soares
author_facet Barbosa, Vânia Soares
Araújo, Antonia Dilamar
Aragão, Cleudene de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Antonia Dilamar
Aragão, Cleudene de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
FAPEPI
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vânia Soares
Araújo, Antonia Dilamar
Aragão, Cleudene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade; Multiletramentos; Hipertexto
topic Multimodalidade; Multiletramentos; Hipertexto
description Este artigo discute a promoção de multiletramentos - digital, visual e crítico - em atividades de leitura multimodais, disponíveis em sítios eletrônicos, fazendo um contraponto entre teorias que discutem multimodalidade e multiletramentos, tais como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996), os multiletramentos (Coracini, 2005; Oliveira, 2006), a leitura de hipertexto (Xavier, 2005); e as práticas pedagógicas identificadas nas instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades online, a fim de diagnosticar uma possível congruência entre aquelas teorias e materiais didáticos em meio digital voltados para a prática da habilidade de leitura de textos em língua inglesa. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e o ensino de multiletramentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1099
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1100
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1102
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1103
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102147231744