MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909 |
Resumo: | Este artigo discute a promoção de multiletramentos - digital, visual e crítico - em atividades de leitura multimodais, disponíveis em sítios eletrônicos, fazendo um contraponto entre teorias que discutem multimodalidade e multiletramentos, tais como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996), os multiletramentos (Coracini, 2005; Oliveira, 2006), a leitura de hipertexto (Xavier, 2005); e as práticas pedagógicas identificadas nas instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades online, a fim de diagnosticar uma possível congruência entre aquelas teorias e materiais didáticos em meio digital voltados para a prática da habilidade de leitura de textos em língua inglesa. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e o ensino de multiletramentos. |
id |
UFMG-7_a452fa32bda567067124fa83d4515129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9909 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digitalMultimodalidade; Multiletramentos; HipertextoEste artigo discute a promoção de multiletramentos - digital, visual e crítico - em atividades de leitura multimodais, disponíveis em sítios eletrônicos, fazendo um contraponto entre teorias que discutem multimodalidade e multiletramentos, tais como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996), os multiletramentos (Coracini, 2005; Oliveira, 2006), a leitura de hipertexto (Xavier, 2005); e as práticas pedagógicas identificadas nas instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades online, a fim de diagnosticar uma possível congruência entre aquelas teorias e materiais didáticos em meio digital voltados para a prática da habilidade de leitura de textos em língua inglesa. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e o ensino de multiletramentos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESFAPEPIBarbosa, Vânia SoaresAraújo, Antonia DilamarAragão, Cleudene de Oliveira2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1099http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1100http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1102http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1103http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1104Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-26T11:43:48Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9909Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-11-26T11:43:48Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
title |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
spellingShingle |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital Barbosa, Vânia Soares Multimodalidade; Multiletramentos; Hipertexto |
title_short |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
title_full |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
title_fullStr |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
title_full_unstemmed |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
title_sort |
MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS: Análise de atividades de leitura em meio digital |
author |
Barbosa, Vânia Soares |
author_facet |
Barbosa, Vânia Soares Araújo, Antonia Dilamar Aragão, Cleudene de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Antonia Dilamar Aragão, Cleudene de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES FAPEPI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vânia Soares Araújo, Antonia Dilamar Aragão, Cleudene de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade; Multiletramentos; Hipertexto |
topic |
Multimodalidade; Multiletramentos; Hipertexto |
description |
Este artigo discute a promoção de multiletramentos - digital, visual e crítico - em atividades de leitura multimodais, disponíveis em sítios eletrônicos, fazendo um contraponto entre teorias que discutem multimodalidade e multiletramentos, tais como a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996), os multiletramentos (Coracini, 2005; Oliveira, 2006), a leitura de hipertexto (Xavier, 2005); e as práticas pedagógicas identificadas nas instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades online, a fim de diagnosticar uma possível congruência entre aquelas teorias e materiais didáticos em meio digital voltados para a prática da habilidade de leitura de textos em língua inglesa. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e o ensino de multiletramentos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1099 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1100 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1102 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1103 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9909/1104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102147231744 |