Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770
Resumo: A pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno.
id UFMG-7_a6aab14e87eea2fe0fd22983e3b729bf
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/770
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teachingA pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMoreira, Maria Letícia Galizzi da LuzAlves, Fábio2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770/872info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T14:21:57Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/770Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T14:21:57Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
title Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
spellingShingle Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz
title_short Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
title_full Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
title_fullStr Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
title_full_unstemmed Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
title_sort Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
author Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz
author_facet Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz
Alves, Fábio
author_role author
author2 Alves, Fábio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz
Alves, Fábio
description A pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770/872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102084317184