Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770 |
Resumo: | A pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno. |
id |
UFMG-7_a6aab14e87eea2fe0fd22983e3b729bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/770 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teachingA pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMoreira, Maria Letícia Galizzi da LuzAlves, Fábio2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770/872info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T14:21:57Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/770Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T14:21:57Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
title |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
spellingShingle |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz |
title_short |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
title_full |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
title_fullStr |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
title_full_unstemmed |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
title_sort |
Investigating the inter-relationships between beliefs, autonomy, and motivation in the context of foreign language learning/teaching |
author |
Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz |
author_facet |
Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz Alves, Fábio |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Fábio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Letícia Galizzi da Luz Alves, Fábio |
description |
A pesquisa tratada no artigo tem como objetivo identificar as crenças de professores e alunos de inglês da rede escolar municipal de Belo Horizonte sobre cinco temas principais, a saber: a aptidão para a aprendizagem de línguas estrangeiras, o grau de dificuldade do idioma, a natureza da aprendizagem de línguas, as estratégias de aprendizagem e o grau de autonomia e motivação dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram verificar que as crenças de alunos e professores são relativamente semelhantes no que diz respeito à natureza e ao grau de dificuldade que a língua apresenta, à noção de aptidão para a aprendizagem de línguas e até mesmo em relação às estratégias de aprendizagem utilizadas em sala. No entanto, diferem consideravelmente no que se refere à visão que ambos têm do aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/770/872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102084317184 |