A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594 |
Resumo: | A Prática do Ensino de Inglês (PEI) é uma das disciplinas que compõem o currículo do último ano dos alunos de Letras Anglo de uma universidade pública no norte do Paraná. Durante esse período, os futuros professores são expostos a novas experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica informada e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Embora boa parte dos estudos nessa área assegurem que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor (Richards e Crookes, 1988; Pimenta, 1997; Kulcsar, 1998; Piconez, 1998), estudos que se fundamentam na perspectiva da socialização questionam o impacto da prática de ensino no processo de aprender a ensinar de maneira informada (Lortie, 1975; Feiman-Nemser e Buchmann, 1989; Freeman, 1992). Nesse sentido, o relato apresentado busca discutir o impacto desse componente na formação dos alunos de Letras, segundo suas próprias perspectivas. Para tanto, procedemos a análise de entrevistas semi-estruturadas, bem como de relatórios dos estágios. Os resultados apontam que, embora os futuros professores enalteçam esse componente curricular, há limitações do impacto da PEI sobre o processo de aprender a ensinar reflexivamente, numa perspectiva crítica (cf. Tabachnick e Zeichner, 1991). A análise revela ainda alunos professores em estágios elementares de seudesenvolvimento profissional, segundo a classificação de Furlong e Maynard (1995). |
id |
UFMG-7_aba540ae8b92f516cbc655ee811fe743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/594 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de casoA Prática do Ensino de Inglês (PEI) é uma das disciplinas que compõem o currículo do último ano dos alunos de Letras Anglo de uma universidade pública no norte do Paraná. Durante esse período, os futuros professores são expostos a novas experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica informada e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Embora boa parte dos estudos nessa área assegurem que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor (Richards e Crookes, 1988; Pimenta, 1997; Kulcsar, 1998; Piconez, 1998), estudos que se fundamentam na perspectiva da socialização questionam o impacto da prática de ensino no processo de aprender a ensinar de maneira informada (Lortie, 1975; Feiman-Nemser e Buchmann, 1989; Freeman, 1992). Nesse sentido, o relato apresentado busca discutir o impacto desse componente na formação dos alunos de Letras, segundo suas próprias perspectivas. Para tanto, procedemos a análise de entrevistas semi-estruturadas, bem como de relatórios dos estágios. Os resultados apontam que, embora os futuros professores enalteçam esse componente curricular, há limitações do impacto da PEI sobre o processo de aprender a ensinar reflexivamente, numa perspectiva crítica (cf. Tabachnick e Zeichner, 1991). A análise revela ainda alunos professores em estágios elementares de seudesenvolvimento profissional, segundo a classificação de Furlong e Maynard (1995).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMateus, Elaine FernandesGimenez, Telma NunesOrtenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoReis, Simone2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594/655info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T14:26:16Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/594Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2011-12-19T14:26:16Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
title |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
spellingShingle |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso Mateus, Elaine Fernandes |
title_short |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
title_full |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
title_fullStr |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
title_sort |
A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso |
author |
Mateus, Elaine Fernandes |
author_facet |
Mateus, Elaine Fernandes Gimenez, Telma Nunes Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano Reis, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Gimenez, Telma Nunes Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano Reis, Simone |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Elaine Fernandes Gimenez, Telma Nunes Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano Reis, Simone |
description |
A Prática do Ensino de Inglês (PEI) é uma das disciplinas que compõem o currículo do último ano dos alunos de Letras Anglo de uma universidade pública no norte do Paraná. Durante esse período, os futuros professores são expostos a novas experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica informada e desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Embora boa parte dos estudos nessa área assegurem que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor (Richards e Crookes, 1988; Pimenta, 1997; Kulcsar, 1998; Piconez, 1998), estudos que se fundamentam na perspectiva da socialização questionam o impacto da prática de ensino no processo de aprender a ensinar de maneira informada (Lortie, 1975; Feiman-Nemser e Buchmann, 1989; Freeman, 1992). Nesse sentido, o relato apresentado busca discutir o impacto desse componente na formação dos alunos de Letras, segundo suas próprias perspectivas. Para tanto, procedemos a análise de entrevistas semi-estruturadas, bem como de relatórios dos estágios. Os resultados apontam que, embora os futuros professores enalteçam esse componente curricular, há limitações do impacto da PEI sobre o processo de aprender a ensinar reflexivamente, numa perspectiva crítica (cf. Tabachnick e Zeichner, 1991). A análise revela ainda alunos professores em estágios elementares de seudesenvolvimento profissional, segundo a classificação de Furlong e Maynard (1995). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594/655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102529961984 |