A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Elaine Fernandes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gimenez, Telma Nunes, Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano, Reis, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594
Resumo: A Prática do Ensino de Inglês (PEI) é uma das disciplinas que compõem o currículo do último ano dos alunos de Letras Anglo de uma universidade pública no norte do Paraná. Durante esse período, os futuros professores são expostos a novas experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica informada e  desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Embora boa parte dos estudos nessa área assegurem que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor (Richards e Crookes, 1988; Pimenta, 1997; Kulcsar, 1998; Piconez, 1998), estudos que se fundamentam na perspectiva da socialização questionam o impacto da prática de ensino no processo de aprender a ensinar de maneira informada (Lortie, 1975; Feiman-Nemser e Buchmann, 1989; Freeman, 1992). Nesse sentido, o relato apresentado busca discutir o impacto desse componente na formação dos alunos de Letras, segundo suas próprias perspectivas. Para tanto, procedemos a análise de entrevistas semi-estruturadas, bem como de relatórios dos estágios. Os resultados apontam que, embora os futuros professores enalteçam esse componente curricular, há limitações do impacto da PEI sobre o processo de aprender a ensinar reflexivamente, numa perspectiva crítica (cf. Tabachnick e Zeichner, 1991). A análise revela ainda alunos professores em estágios elementares de seudesenvolvimento profissional, segundo a classificação de Furlong e Maynard (1995).
id UFMG-7_aba540ae8b92f516cbc655ee811fe743
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/594
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de casoA Prática do Ensino de Inglês (PEI) é uma das disciplinas que compõem o currículo do último ano dos alunos de Letras Anglo de uma universidade pública no norte do Paraná. Durante esse período, os futuros professores são expostos a novas experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica informada e  desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Embora boa parte dos estudos nessa área assegurem que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor (Richards e Crookes, 1988; Pimenta, 1997; Kulcsar, 1998; Piconez, 1998), estudos que se fundamentam na perspectiva da socialização questionam o impacto da prática de ensino no processo de aprender a ensinar de maneira informada (Lortie, 1975; Feiman-Nemser e Buchmann, 1989; Freeman, 1992). Nesse sentido, o relato apresentado busca discutir o impacto desse componente na formação dos alunos de Letras, segundo suas próprias perspectivas. Para tanto, procedemos a análise de entrevistas semi-estruturadas, bem como de relatórios dos estágios. Os resultados apontam que, embora os futuros professores enalteçam esse componente curricular, há limitações do impacto da PEI sobre o processo de aprender a ensinar reflexivamente, numa perspectiva crítica (cf. Tabachnick e Zeichner, 1991). A análise revela ainda alunos professores em estágios elementares de seudesenvolvimento profissional, segundo a classificação de Furlong e Maynard (1995).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMateus, Elaine FernandesGimenez, Telma NunesOrtenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoReis, Simone2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594/655info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T14:26:16Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/594Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2011-12-19T14:26:16Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
title A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
spellingShingle A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
Mateus, Elaine Fernandes
title_short A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
title_full A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
title_fullStr A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
title_full_unstemmed A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
title_sort A prática do ensino de inglês: desenvolvimento de competências ou legitimação das crenças? Um estudo de caso
author Mateus, Elaine Fernandes
author_facet Mateus, Elaine Fernandes
Gimenez, Telma Nunes
Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano
Reis, Simone
author_role author
author2 Gimenez, Telma Nunes
Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano
Reis, Simone
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Elaine Fernandes
Gimenez, Telma Nunes
Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano
Reis, Simone
description A Prática do Ensino de Inglês (PEI) é uma das disciplinas que compõem o currículo do último ano dos alunos de Letras Anglo de uma universidade pública no norte do Paraná. Durante esse período, os futuros professores são expostos a novas experiências educacionais que pretendem contribuir para uma prática pedagógica informada e  desenvolver bases analíticas para o trabalho profissional consciente. Embora boa parte dos estudos nessa área assegurem que a experiência do estágio é a principal fonte para a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais ao bom professor (Richards e Crookes, 1988; Pimenta, 1997; Kulcsar, 1998; Piconez, 1998), estudos que se fundamentam na perspectiva da socialização questionam o impacto da prática de ensino no processo de aprender a ensinar de maneira informada (Lortie, 1975; Feiman-Nemser e Buchmann, 1989; Freeman, 1992). Nesse sentido, o relato apresentado busca discutir o impacto desse componente na formação dos alunos de Letras, segundo suas próprias perspectivas. Para tanto, procedemos a análise de entrevistas semi-estruturadas, bem como de relatórios dos estágios. Os resultados apontam que, embora os futuros professores enalteçam esse componente curricular, há limitações do impacto da PEI sobre o processo de aprender a ensinar reflexivamente, numa perspectiva crítica (cf. Tabachnick e Zeichner, 1991). A análise revela ainda alunos professores em estágios elementares de seudesenvolvimento profissional, segundo a classificação de Furlong e Maynard (1995).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/594/655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102529961984