REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5706 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o papel da Libras nas práticas de ensino de inglês para surdos de uma professora-pesquisadora, em contextos de salas de aula específicas de surdos. Trata-se de um estudo de caso que busca interpretar essas práticas à luz do referencial teórico das abordagens de ensino de surdos (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das abordagens de ensino de LE (método tradução-gramática, método audiolingual e ensino comunicativo de línguas). Concluiu-se que a Libras teve o papel de principal mediadora das práticas de ensino/aprendizagem de inglês para/por surdos aqui investigadas, pois é ela quem dá real significação a essas práticas. Este trabalho vem ainda defender a articulação entre a abordagem bilíngue de educação de surdos e o ECL para o ensino de inglês escrito para surdos. Palavras-chave: abordagens de ensino, práticas de ensino de inglês, estudantes surdos, Libras. |
id |
UFMG-7_b67580b20a378140cd767f4db699ee62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5706 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMO objetivo deste trabalho é analisar o papel da Libras nas práticas de ensino de inglês para surdos de uma professora-pesquisadora, em contextos de salas de aula específicas de surdos. Trata-se de um estudo de caso que busca interpretar essas práticas à luz do referencial teórico das abordagens de ensino de surdos (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das abordagens de ensino de LE (método tradução-gramática, método audiolingual e ensino comunicativo de línguas). Concluiu-se que a Libras teve o papel de principal mediadora das práticas de ensino/aprendizagem de inglês para/por surdos aqui investigadas, pois é ela quem dá real significação a essas práticas. Este trabalho vem ainda defender a articulação entre a abordagem bilíngue de educação de surdos e o ECL para o ensino de inglês escrito para surdos. Palavras-chave: abordagens de ensino, práticas de ensino de inglês, estudantes surdos, Libras. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSousa, Aline Nunes2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5706Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5706/5373http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5706/382info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-13T17:35:36Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5706Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-10-13T17:35:36Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Sousa, Aline Nunes |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA SURDOS: A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Sousa, Aline Nunes |
author_facet |
Sousa, Aline Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Aline Nunes |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o papel da Libras nas práticas de ensino de inglês para surdos de uma professora-pesquisadora, em contextos de salas de aula específicas de surdos. Trata-se de um estudo de caso que busca interpretar essas práticas à luz do referencial teórico das abordagens de ensino de surdos (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e das abordagens de ensino de LE (método tradução-gramática, método audiolingual e ensino comunicativo de línguas). Concluiu-se que a Libras teve o papel de principal mediadora das práticas de ensino/aprendizagem de inglês para/por surdos aqui investigadas, pois é ela quem dá real significação a essas práticas. Este trabalho vem ainda defender a articulação entre a abordagem bilíngue de educação de surdos e o ECL para o ensino de inglês escrito para surdos. Palavras-chave: abordagens de ensino, práticas de ensino de inglês, estudantes surdos, Libras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5706 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5706/5373 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5706/382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 4 (2014) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100381429760 |